Um plano de negócios pode ser comparado ao roteiro de um filme: visão, estratégias, objetivos e táticas para desenvolver sua empresa, enquanto em um roteiro, o desenvolvimento de diálogos, o entra e sai de personagens, deve ser tudo bem detalhado.
A única – e enorme – diferença é que em um roteiro de filme você conhece a história que escreveu até o final, as mudanças e oscilações estão sob controle, e no mercado as coisas são bem diferentes.
Se prender a um plano empresarial pode dificultar o crescimento da sua empresa. Muitos empreendedores de sucesso no mercado não escreveram planos de negócios. Consideram importante pensar nos aspectos fundamentais de um mercado sem acompanhar com rigidez o plano, pois isso pode prejudicar a flexibilidade e dificultar a adaptação a novos desafios de um mercado em constante mudança.
Se limitar ao Business Planpode prejudicar a evolução de uma empresa, e a falta de flexibilidade pode complicar o desenvolvimento de novas ideias.
A importância do plano de negócios para começar com a sua PME é indiscutível, mas segui-lo à risca é um erro. Existem cinco perguntas básicas que você deve responder para desenvolver o seu plano empresarial:
- 1. Qual o meu diferencial em relação à concorrência?
- 2. Qual o preço ideal para o meu produto?
- 3. Qual a demanda para o meu produto?
- 4. Qual a equipe ideal para o meu negócio?
- 5. O que pode dar errado?
A maioria das respostas a estas perguntas variam com o passar do tempo. O diferencial do negócio pode estar ultrapassado daqui a um mês, os preços podem não estar mais adequados ao produto, a demanda pode ter mudado, novos funcionários na equipe podem ser necessários para suprir novas necessidades, os possíveis erros mudam em conjunto com o mercado, mas é possível transformá-los em grandes acertos para os negócios.
Fonte:http://blogs.sap.com/brazil/pmes/deixe-negocio-fluir-2205