Campanhas de recuperação de crédito para as compras de Natal também são utilizadas para tentar enganar os usuários de computador que desejam ter nome limpo para ir às compras
Nesta época, em que as entidades ligadas ao comércio de todo o país promovem campanhas de recuperação de crédito para os consumidores poderem voltar às compras de final de ano, os criminosos cibernéticos estão enviando um e-mail falso se passando por Serasa Experian para tentar enganar os consumidores que se preocupam em não ter o nome negativado.
Um destes e-mails chega como se fosse da Serasa Experian com a mensagem “NOVAS PENDENCIAS em seu CPF” e pede ao usuário do computador para clicar em um link para que ele possa visualizar o extrato do débito. Na verdade, ao clicar na imagem, um arquivo malicioso é executado e descarrega no PC um vírus criado para roubar os dados financeiros do consumidor, que pode até não ter o nome negativado, mas como ele deseja ter certeza disso nessa hora, pode cair em uma armadilha e ter os dados bancários e de cartões de crédito roubados.
Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança digital da Avira no Brasil, orienta o usuário a não acreditar neste tipo de mensagem e, no caso de dúvida, entrar em contato diretamente por telefone ou pessoalmente com as entidades de proteção e recuperação de crédito para realizar a consulta. “Além disso, é recomendável manter os sistemas de seu computador e dispositivos móveis sempre atualizados e instalar um sistema antivírus em seu equipamento. O mercado oferecer ótimas opções, de baixo custo e com alto desempenho. Este é um investimento barato e de elevado benefício”, comenta.