Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Cresceu, e agora? Veja práticas para o crescimento da empresa

O processo de crescimento da empresa requer alguns cuidados e certo grau de atenção. Isso porque, nessa etapa, é necessário investir em inovações e tecnologias que contribuirão para o sucesso e a perpetuação do negócio.

Muitos empresários erram nesse ponto, e, quanto suas empresas começam a alcançar patamares maiores, logo elas declinam e voltam a um estágio ainda menor.

No artigo de hoje, mostraremos os principais passos que devem ser seguidos para que a sua empresa atinja um patamar elevado, bem como as melhores práticas para fazer a sua empresa crescer. Acompanhe!

Principais etapas para o crescimento da empresa

Quase toda empresa que cresce e se mantém sólida no Brasil e no mundo passa por algumas etapas em comum. Mesmo que, em alguns casos, o crescimento do negócio, aparentemente, é decorrente de uma maré de sorte, no fundo, existe um planejamento muito bem-arquitetado para que ela chegasse àquele patamar.

Assim, se você for capaz de seguir esses passos e adequá-los ao seu negócio, as chances de ter sucesso em sua área de atuação são muito grandes. Vamos listar as principais etapas que você precisa seguir e contribuirão para o crescimento da empresa.

Conheça as limitações e o alcance do seu negócio

Antes de tudo, você precisa conhecer bem as limitações do seu negócio. Isso significa que você precisa saber exatamente como o mercado funciona e, principalmente, ter plena ideia do quanto a sua empresa é capaz de alcançá-lo.

Uma das práticas que mais prejudicam os negócios de hoje em dia são aquelas decisões tomadas sem observar as limitações da empresa, bem como do mercado em que ela atua.

Se você quiser, por exemplo, investir em uma estratégia de vendas com desejo de realizar um número determinado de vendas, é necessário saber se a região em que sua empresa está situada comporta esse volume.

Da mesma forma, você não pode desvalorizar a capacidade de alcance da sua empresa. Sendo assim, faça uma pesquisa de mercado detalhada e, com base nesses dados, verifique qual parcela dele o seu negócio consegue alcançar.

À medida que a empresa for crescendo, maior será a sua parcela de participação no mercado selecionado.

Tenha cuidado com os próximos passos

Com base no que mencionamos no último tópico, você precisa ter muito cuidado com os próximos passos que dará em seu negócio. Sempre opte por tomar decisões baseadas em documentos contendo dados e informações precisos e reais sobre o crescimento da empresa.

Tenha um planejamento detalhado e preciso

Por fim, mas não menos importante, você precisará elaborar um planejamento detalhado para o seu negócio. Muitos empreendedores se esquecem desse ponto e acabam levando os seus negócios sem um direcionamento específico.

Nesse caso, vale citar uma frase de um filme infantil: “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho é o correto”. O grande problema é que, na maioria dos casos, o caminho que sobra é o de prejuízos, baixo volume de vendas e falência.

Por tanto, faça um planejamento do seu negócio. Isso não significa que todas as etapas que forem descritas nele serão precisamente alcançadas. Porém, com isso, você terá um direcionamento preciso e saberá em qual direção caminhar.

Principais práticas que farão sua empresa crescer

Os exemplos que mencionamos acima são ações de planejamento e estratégias que ocorrem no âmbito administrativo de um negócio. Em outras palavras, são as práticas que o seu público em geral não enxerga.

Nas fases anteriores, são traçados as metodologias e os princípios que nortearão a administração de um negócio. Agora, mostraremos quais são as principais práticas que você deve tomar em seu negócio, tratando diretamente com a sua atividade.

Neste tópico, listaremos uma série de ações que você pode tomar para contribuir com o aumento das suas vendas e, consequentemente, melhorar o faturamento da empresa e a fazer crescer. Continue lendo!

Investir no atendimento ao cliente

Os seus clientes são o ativo mais importante para o negócio, portanto cuide deles com o merecido valor. O primeiro passo para isso, portanto, é o atendimento de qualidade. Porém, esse termo pode parecer um pouco vago para algumas pessoas. Por isso, explicaremos melhor.

O que é atendimento de qualidade para você? Algumas pessoas podem responder que preferem ser atendidas rapidamente, ou seja, chegar ao estabelecimento, apresentar o problema e encontrar a solução o mais rápido possível.

Outras pessoas podem preferir um atendimento mais aproximado, conversar um pouco, conhecer as características do produto e/ou serviço e, por fim, tomar a sua decisão final pela compra ou não.

Isso significa que, no dia a dia, você se deparará com todo o tipo de pessoas: aquelas que não gostam muito de conversar ou preferem um atendimento a distância, bem como aquelas que querem um pequeno papo antes de tomar a decisão final. Por isso, esteja pronto para atender os dois perfis.

Dar a devida atenção ao pós-venda

Ainda sobre o atendimento, você precisa saber que, independentemente do perfil do cliente, o atendimento pós-venda é essencial — principalmente para produtos ou serviços que demandam algum tipo de reparo técnico ou treinamento.

Portanto, da mesma forma que você precisa ter uma equipe de vendas especializada e preparada para atender às demandas dos diferentes perfis de clientes, tenha pessoas que possam manter o mesmo grau de qualidade no pós-venda.

Realizar um trabalho de marketing eficiente

Por fim, você precisa investir nas estratégias de marketing para atrair essas pessoas para o seu estabelecimento. Não adianta ter todo o planejamento, uma equipe de vendas especializada e um pós-venda extremamente eficiente se as pessoas não entrarem em seu estabelecimento.

Portanto, você precisará utilizar estratégias de marketing para atrair os compradores à sua empresa. Hoje existe uma forma mais simples de buscar clientes e, consequentemente, mais barata: as redes sociais. Por meio delas, você pode realizar um trabalho de marketing extremamente eficiente e direcionado ao público que você deseja atingir.

Por fim, podemos concluir que as estratégias para o crescimento da empresa passam por todas as áreas dela, desde o planejamento, fixação de metas, criação da ideologia do negócio, até o acompanhamento pós-vendas.

Gostou do artigo? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Então, leia o novo artigo que preparamos, em que mostraremos como acompanhar o crescimento da sua empresa.