Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Controle avançado das etapas e ciclos de produção com ERP? Entenda!

Você provavelmente faz uso de softwares todos os dias e isso não acontece por acaso. A tecnologia traz organização e sua rotina pode mudar com simples aplicativos de celular. E se você levasse a mesma ideia para o mundo corporativo? Já parou para pensar na possibilidade de ter controle avançado das etapas e ciclos de produção?

O ERP é uma das soluções em que você pode encontrar ferramentas para resolver isso e você vai saber sobre ele ao longo deste post, que revela como o software pode ajudar no acompanhamento de todo o ciclo produtivo. Vamos lá?

O que é um ERP?

Um dos principais problemas de gestão que costumam surgir nas empresas é o déficit de acesso e controle de informações. Isso porque gerir é uma atividade que pode envolver setores muito diferentes, como vendas, marketing, operações, contratos, produção, entre outros.

Já imaginou o trabalho necessário para reunir dados sobre áreas tão distintas? O ERP surge justamente para resolver o problema, usando a tecnologia para integrar e dar mais poder de gestão.

Como um ERP pode ajudar a acompanhar todo o ciclo produtivo?

Como boa parte das soluções digitais, o ERP une a capacidade de processamento da máquina com a criatividade para tomar boas decisões. Há várias formas de o software permitir acompanhar o ciclo produtivo, como você vai ver.

Gestão dos recursos

Embora as funcionalidades variem de acordo com cada ERP, é possível fazer o controle dos vários recursos usados da hora de produzir com funções simples. Isso inclui gestão financeira, de vendas, fiscal e contábil.

Controle de manutenção e aferição de equipamentos

Se você está na indústria há algum tempo, talvez tenha precisado fazer o controle da qualidade dos instrumentos de medição, certo? Entre as utilidades dos softwares, estão os recursos de manutenção e metrologia, permitindo cadastrar os equipamentos e planejar a manutenção.

Simulação e cálculo dos custos

O controle avançado das etapas e ciclos de produção pode exigir a simulação de custos. Isso até é uma atividade que pode ser feita manualmente, mas provavelmente vai dar um certo trabalho. Se você pensa em gerenciar o fluxo de caixa e simplificar o controle de ativos fixos, existem funcionalidades voltadas para isso nos ERPs.

Controle de aquisições e estoque

Quais são os fornecedores mais qualificados? Como o gerenciamento de estoque pode melhorar? Responder a essas perguntas nem sempre é fácil e costuma exigir uma boa atenção no gerenciamento das aquisições. Recursos como monitoramento dos níveis de estoque e cálculo automático podem fazer uma boa diferença.

Os ERPs estão entre as soluções tecnológicas mais importantes para os gestores e podem ser úteis na hora de fazer o controle avançado das etapas e ciclos de produção, ajudando desde operações financeiras até a metrologia. Por isso, fique de olho nos vários sinais, como desorganização, demora em tarefas simples, falta de informações e saiba que isso tudo pode ser resolvido com o auxílio dessa ferramenta.

E você? Que tal começar a investir em um ERP com funcionalidades importantíssimas para produção, manufatura, importação e gestão de pessoas? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!