Conheça os principais modelos de gestão empresarial

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Para administrar uma empresa bem-sucedida, o empresário precisa adotar novos modelos de gestão empresarial, que promovam a retenção de pessoal, a geração de receita e a propagação da cultura no local de trabalho.

Adotar novos processos de negócio pode parecer assustador e arriscado. Entretanto, em um mundo competitivo e mutável, para manter a sobrevivência de um empreendimento moderno, é preciso adaptar-se constantemente aos novos cenários do mercado.

Por isso, vamos apresentar os principais modelos de gestão empresarial de qualidade e mostrar como escolher o ideal para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

A importância de adotar novos modelos de gestão empresarial

Uma das poucas maneiras de otimizar o crescimento do seu negócio é por meio da diferenciação do modelo de gestão. Definir, inovar e evoluir as formas de administrar de uma empresa é um ponto estratégico fundamental.

No entanto, muitas vezes os líderes pensam que estão agindo estrategicamente quando, na verdade, estão operando em níveis variados de táticas de negócios. Eles erroneamente deixam suas decisões de estratégia de modelo de negócios para a futuro, um erro do qual mais tarde se arrependem.

Por isso, a execução de modelos de gestão empresarial concentra-se em projetar uma cultura e processos para que a organização cumpra consistentemente suas promessas de valor e tenha vantagens competitivas.

Como existem métodos diferentes, a seguir, você encontra os principais modelos de gestão empresarial. Mas, para funcionar, é importante que toda a organização faça um esforço e participe do processo de mudança e com um alto nível de comprometimento.

Gestão meritocrática

A intenção da gestão por meritocracia é implantar uma cultura de “fazer por merecer e ser recompensado por isso”. Com isso, qualquer colaborador pode crescer dentro de uma organização, desde que ele tenha mérito, uma aptidão que varia de acordo com os valores e a visão da empresa.

É um método eficaz para identificar talentos na organização e recompensá-los pelo trabalho bem-feito. Isso os motiva a se desenvolverem mais, contribuindo para o crescimento do negócio. No entanto, por mais que na teoria pareça ser algo eficiente, na prática o modelo pode acabar sendo usado para mascarar a concessão de privilégios sem levar em consideração o real mérito estabelecido pela organização.

Gestão autoritária

O estilo de gestão autoritária é focado apenas no líder. É um modelo caracterizado pelo controle pessoal sobre todas as decisões que devem ser tomadas por uma equipe. Os líderes que usam esse estilo raramente recebem contribuições dos colaboradores ao tomar decisões.

O modelo é usado para produzir resultados consistentes, reduzir o tempo de tomada de decisão e otimizar o desempenho e produtividade. A desvantagem é a grande pressão sobre o líder, o prejuízo à moral da equipe e o aumento da taxa de rotatividade de talentos do negócio.

Gestão democrática

Eliminar regras de hierarquia e conceder a todos os funcionários a participação nas grandes decisões é algo que tem se tornado comum. Com a ascensão da geração do milênio e a emergência de um ambiente profissional mais humanizado, esse modelo de gestão garante voz ativa a todos e cria uma sensação de unidade.

Alguém que participa dos rumos de um negócio se torna um partidário para a empresa na qual trabalha. Assim, a organização obtém o engajamento de todos os seus colaboradores por meio de um sistema administrativo descentralizado e transparente. O único problema desse modelo é a demora de consulta com todos os indivíduos da empresa, principalmente durante crises, períodos nos quais se espera soluções rápidas.

Gestão com foco em processos

Todas as atividades dentro de uma organização, desde a compra de matérias-primas até o tratamento de uma reclamação de clientes, podem e devem ser consideradas como processos. Por isso, uma gestão focada em processos fornece uma visão geral da organização e de seus relacionamentos internos.

As dificuldades ficam apenas por conta da implementação de novos processos e das exigências aos funcionários para trabalharem com um alto grau de qualidade, o que pode gerar resistência. No entanto, é possível superar essa dificuldade ao identificar, descrever e prescrever os processos de uma empresa de forma eficiente, facilitando os fluxos de trabalho e melhorando a produtividade do negócio.

Gestão por cadeia de valor

Hoje, a gestão por cadeia de valor está mais focada na automação, digitalização do processo e na coordenação e integração de todos os elementos envolvidos na cadeia de suprimentos de uma organização.

Na sua essência, a gestão da cadeia de valor tem tudo a ver com o fluxo de produtos, informações e finanças, otimizando os processos e criando mais valor nas relações entre as empresas, além de melhorar a eficiência geral dos negócios. Embora haja muitas vantagens, a desvantagem de realizar esse tipo de análise é que, às vezes, a gestão estratégica e a visão de uma empresa são perdidas quando suas operações são divididas em segmentos.

Gestão vertical e horizontal

Tradicionalmente, as empresas têm operado usando uma estrutura hierárquica de cima para baixo, conhecida como organização vertical. Uma alternativa é implementar uma estrutura organizacional horizontal, que consiste em menos camadas de gerenciamento e maior dependência do uso de equipes multifuncionais.

Ambos os tipos de estrutura organizacional oferecem uma série de vantagens, bem como possíveis desvantagens. A gestão vertical fornece linhas claras de autoridade e um amplo espaço de controle, o que pode levar a uma alta eficiência operacional. Porém, determinados colaboradores podem se sentir menos valorizados do que aqueles que estão no topo hierárquico.

Já na gestão horizontal, cada departamento consiste em várias áreas funcionais supervisionadas por um indivíduo conhecido como gestor ou líder de processo que se reporta à direção. Por outro lado, com a estrutura descentralizada, os líderes de projeto têm pouca autoridade real sobre os membros de sua equipe.

Dessa forma, implementar um novo modelo de gestão empresarial não é apenas uma mudança operacional. É também uma mudança de mentalidade e cultura corporativa. Isso envolve derrubar antigas práticas e fazer com que os funcionários mudem o foco para ver a empresa como um todo, a além de entender que a mudança beneficia toda a organização.

Gostou das dicas de modelos de gestão empresarial? Então, aproveite para saber como a cultura organizacional pode impactar a produtividade da sua empresa!