Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Conheça os principais métodos de controle de estoque

O controle de estoque é uma operação importante para acompanhar o fluxo de entradas e saídas de produtos, garantindo que a disponibilidade de itens seja adequada para atender novas demandas. 

Afinal, erros podem causar problemas produtivos e financeiros para a empresa. Por isso, a importância de um controle estratégico, que mostre o cenário real do estoque.

Neste texto, você entenderá a importância do controle de estoque, as principais práticas para realizá-lo de maneira estratégica com o SAP Business One.

Qual a importância de um controle de estoque? 

A gestão do estoque tem um papel fundamental no plano estratégico do negócio, como dito anteriormente, consiste no controle e organização de insumos, matérias-primas e mercadoria finalizada. 

Em contrapartida, em algumas empresas ainda é comum que o controle seja limitado apenas a um checklist. Mas para evitar chances de erros, investir em um sistema de controle de estoque para informatizar os processos internos, eliminando o uso de papéis e planilhas, ganhando mais agilidade na produção é essencial para ter uma gestão eficiente e assertiva. 

Por isso, toda empresa precisa entender a importância do controle de estoque e colocá-lo em prática. 

controle de estoque

Principais métodos de controle de estoque 

Um bom gerenciamento inclui o controle de entrada e saída, o monitoramento da rotatividade de estoque e integração com outros setores.
E para isso, são utilizados métodos para controle de estoque:

PEPS 

Significa “primeiro a entrar, primeiro a sair” esse método, segue ordem cronológica, dessa forma, os produtos que entraram primeiro no estoque saem antes dos que chegaram depois. 

UEPS 

Essa sigla significa “último a entrar, primeiro a sair”. Esse modelo é inverso ao anterior, pois os itens que entraram por último no estoque saem primeiro conforme a chegada de pedidos. 

Just in Time 

Esse método garante um estoque mínimo, para reduzir custos. Porém, é de suma importância ter um sistema de gestão adequado, que auxilie na previsibilidade e não faltem itens para atender novas demandas. 

Curva ABC 

É um modelo de estoque que tem como base três fatores: giro de estoque, faturamento e lucratividade. 

A: giro de estoque razoável, com alto faturamento e lucratividade 

B: alta rotatividade de estoque, com faturamento alto e lucratividade razoável. 

C: Pouca vazão, com pouca lucratividade e faturamento. 

Sistema WMS 

Após escolher um método de controle de estoque, é essencial contar com um sistema WMS, pois ele permite automatizar as operações e aumenta a eficiência de armazenagem. 

Automatize o controle de estoque com a ajuda de um ERP 

Um bom sistema de gestão empresarial (ERP) é fundamental para o controle eficiente de estoque, pois permite centralizar os processos e gerenciar dados detalhados em uma única solução. 

A Uppertools oferece as soluções SAP Business One e BR One, que ajudará a empresa na gestão de compras, estoque e armazenagem, além de fornecer informações em tempo real, permitindo tomada de decisões estratégicas e aumento da produtividade e competitividade da organização.  

Com o SAP B1 é possivel: 

 

  • Visualizar saldos de contas e análises de compras, mantendo informações detalhadas sobre a compra de itens com listas de preços e informações sobre impostos 
  • Sincronizar em tempo real os recebimentos de mercadorias e nível de estoque 
  • Realizar o planejamento de compras com facilidade 
  • Criar faturas automáticas de contas a pagar de um pedido 
  • Reduzir custos 
  • Otimizar relacionamentos da cadeia de suprimentos 
  • Administrar faturas de contas a pagar, cancelamentos e nota de crédito 
  • Planejar as necessidades de material 

Acompanhar cada etapa da operação garantindo mais eficiência, controle e otimização das operações, é fundamental para o sucesso e crescimento da empresa. 

Experimente o SAP Business One e o BR One para gerir seu estoque! 

Agora que você sabe qual a importância do controle de estoque e alguns métodos de armazenagem, que tal ter um software que pode te ajudar a otimizar essa tarefa?

Quer saber mais sobre como a Uppertools pode te ajudar a utilizar o SAP Business One por completo? Então fala com a gente!