Como um ERP ajuda no relacionamento com o cliente

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Manter um bom relacionamento com o cliente significa ultrapassar a fronteira da mera satisfação que ele tem com o seu produto ou serviço. Ou seja, fazer com que ele se apaixone pelas soluções que você oferece e tenha uma ligação forte com a marca.

Para isso, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é fundamental para toda a estruturação entre a empresa e o cliente. Esse tipo de sistema é capaz de controlar todos os setores do negócio, permitindo uma visão macro e a otimização dos resultados. Ele pode tornar-se um sólido alicerce, estruturando a base de dados de seus clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e essa ferramenta pode ajudar a fidelizá-los.

Por isso, preparamos este post com o objetivo de mostrar como esse sistema pode ajudar seu relacionamento com os consumidores. Confira agora!

Auxilia a empresa a compreender melhor seus clientes

Um CRM é uma ferramenta integrada de gestão baseada no cliente. Ela reúne vários módulos criados para “rastrear” todo o histórico de relacionamento entre o cliente e a empresa.

Desse modo, unir dados cadastrais, histórico de compras, ticket médio, preferências e frequência de aquisições de cada consumidor com as informações do seu ERP, pode oferecer ao negócio uma visão mais objetiva sobre os processos internos. Com isso, é possível otimizar o nível de serviço (SLA) e entendendo melhor quem é o seu “cliente perfeito”, o que vai refletir na atração de novos clientes.

Além disso, um sistema ERP é capaz de melhorar o relacionamento com o cliente fiel — pois esse é o maior ativo que um empreendimento pode ter. Por isso, você deve tomar algumas medidas para não perdê-lo. Assim, caso ele não encontre a mercadoria que procura, essa falta de organização na sua gestão de estoque pode custar caro ao negócio, uma vez que ele vai buscar o produto na concorrência.

Essa ferramenta também é responsável por integrar informações entre os setores e evitar problemas de abastecimento.

A competição do mercado exige que o controle de estoque de um negócio apresente excelência. Todavia, a gestão do volume de itens, avaliação de sua taxa de rotatividade, acionamento exato do ponto de pedido e manutenção do estoque de segurança são tarefas complicadas de serem monitoradas com maestria — sem o auxílio de um sistema automatizado.

É por isso que uma ferramenta ERP de ponta é capaz de interligar dados dos setores de compras e estoques, fazendo com que uma possível ruptura no estoque provoque, automaticamente, um alerta de pedidos no departamento de compras.

Essa interconexão entre os setores garante que sua empresa esteja sempre provida das mercadorias preferidas de seus clientes, mas na proporção correta (sem alimentar excesso de itens no estoque, o que traduziria capital represado no depósito).

Centraliza dados fundamentais na empresa

Vários gestores acabam perdendo-se no direcionamento da empresa por não terem acesso a todas as informações dos processos internos, principalmente quando o empreendimento começa a crescer. Por esse motivo é interessante implantar um sistema que seja capaz de unir e facilitar todos os processos do negócio.

Essa concentração de informações é uma maneira muito ampla para desenvolver uma atividade de Business Intelligence — BI, o qual disponibilizará indicativos excelentes para a tomada de decisões por parte do núcleo estratégico, além de dar ao empreendedor ideias mais precisas sobre possíveis alterações de tendências ou preferências dos clientes.

Lembre-se de que conhecer bem seu consumidor é o primeiro passo para mantê-lo fiel.

Automatiza processos internos

Ter um sistema ERP significa que sua empresa terá uma dinâmica muito mais moderna. Entre os benefícios estão associar matriz e filiais, criar e imprimir relatórios e gráficos com dados financeiros e mercadológicos, controlar de modo automatizado indicadores de desempenho (KPIs), acessar banco de informações dos consumidores por meio de dispositivos móvel e atualizar o fluxo de caixa e os demonstrativos de resultados.

É fato que, se todo esse trabalho era realizado de maneira manual, a chegada de uma ferramenta de gestão empresarial vai liberar mão de obra, que pode ser readaptada com foco no atendimento ao consumidor. Isso otimiza o relacionamento com o cliente e destaca sua empresa no mercado.

Favorece a gestão

O ERP permite que você tenha melhor controle sobre os setores da sua empresa, promovendo uma visão estratégica de cada processo. Além disso, cada operador responsável e todas as demandas pendentes e executadas também podem ser acompanhados. Essa gestão contribui com a pontualidade nas solicitações e atendimentos aos consumidores.

O sistema ainda possibilita a informatização de todos os seus processos, permitindo velocidade e precisão nas consultas de informações dos clientes.

Além disso, um ERP facilita a localização de documentos enviados, o conhecimento sobre em qual setor a demanda está sendo feita e se há tempo hábil para finalizar as tarefas. Ele também permite que você tenha uma melhor previsão de cada atendimento feito, a fim de melhorar o seu relacionamento com o cliente.

Constrói credibilidade

Podendo operar com personalização do atendimento, conhecendo seu consumidor de perto, aplicando as melhores estratégias de marketing para cada usuário e estabelecendo respostas eficientes, seu negócio passa a apresentar credibilidade. E não tem nada que ajude mais do que sua credibilidade diante do mercado, para otimizar o relacionamento com o cliente.

No entanto, a inserção de um sistema de gestão ERP exige preparo. Consolidar dados em tempo real, fazer com que os colaboradores entendam a importância em alimentar o sistema de forma correta e treinar pessoas para a administração de processos e acompanhamento de equipes são algumas das práticas que você não pode deixar de lado.

Afinal, algo errado pode gerar problemas relacionados a funcionalidades e outras dificuldades na gestão dos negócios.

Portanto, a combinação de um sistema ERP com um bom planejamento, treinamento, monitoramento e uma estrutura de atendimento eficiente, torna-se possível otimizar suas operações e melhorar o relacionamento com o cliente. Focando no que realmente importa para eles, é certo que sua empresa terá ótimas probabilidades de sucesso nesse acirrado mercado de negócios.

E aí, o que você achou deste post? Deseja ter uma solução ERP eficaz em sua empresa? Entre em contato conosco!