Como um ERP ajuda no ciclo de inovação da sua empresa

Fechamento do caixa: como evitar os principais erros e fraudes?
2 de julho de 2018

Com a disseminação cada vez mais rápida de informação através dos meios de comunicação globalizados, e do atual ciclo de inovação, as empresas têm que se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico e tecnológico. Novas soluções de TI definem o sucesso, ou não, de negócios em meio a novas incertezas.

Nos processos organizacionais atuais, a acumulação, análise e aplicação de dados e informação, tanto internos quanto externos, são de extrema importância. Com o passar do tempo, novas soluções de tecnologia apareceram para fornecer esses serviços de processamento de dados e automatização dos setores das empresas e organizações.

Uma das soluções de inovação mais conhecida, que vem sendo aplicada desde pequenas, médias e grandes empresas, são os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning). Eles podem auxiliar na otimização de várias partes do negócio, desde o desenvolvimento de projetos até o suporte ao cliente, passando também pelos processos gerenciais.

Muitos gestores que procuram otimizar os processos corporativos durante o ciclo de inovação, para manter o negócio apto a competir no mercado, adquirem softwares de ERP. Com isto dito, é possível que você esteja se perguntando: afinal, como funciona esse software? Quais as vantagens do sistema de ERP no dia a dia da empresa?

O que é software de ERP e quais suas vantagens?

Um software de Enterprise Resource Planning é um sistema com uma plataforma operacional que unifica e integraliza todos os dados de uma empresa. Esse processo de unificação auxilia na otimização dos procedimentos organizacionais, uma vez que facilita e acelera o acesso à informação.

As aplicações integradas em um ERP permitem a atualização contínua da informação que é usada nos projetos. Isso porque além de aproximarem departamentos da empresa como marketing, vendas, suporte, entre outros, possibilitam também o aumento da eficiência de todos os processos desses diferentes setores organizacionais.

O aumento da eficiência e da otimização, ideal no ciclo de inovação, leva a uma melhora na alocação de recursos e investimentos da empresa, que pode priorizar, por exemplo, o capital intelectual e o treinamento de equipes. Além disso, a otimização do gerenciamento de projetos e de outros processos tem consequência direta e indireta no sucesso financeiro do negócio.

Equipes mais integradas

Com a unificação e um aumento na acessibilidade dos dados corporativos, times e colaboradores de diferentes setores da empresa trocam informações entre si com maior facilidade. Com a utilização dos softwares de ERP, o espaço físico deixa de ser um determinante ao funcionamento da cultura corporativa, que passa a ser mais próxima e eficiente.

Esse sistema também permite ao colaborador um melhor acesso e conhecimento sobre toda a linha de produção: quanto mais conhecimento o colaborador e as equipes possuem sobre os processos, mais as tomadas de decisão da empresa podem ser otimizadas e criativas. Além disso, o acesso facilitado à informação permite uma reação mais rápida ao lidar com problemas e falhas, que podem aparecer em todos os setores corporativos.

Processos que antes eram longos, burocráticos e que demandavam muito de seu capital intelectual, após a estruturação de sistemas de ERP, passam a ter tomadas de decisão mais inovadoras e ágeis. Isso torna certo que sua empresa venha a ganhar uma vantagem marginal sobre as outras no mercado — que não possuem processos tão flexíveis e rápidos.

Otimização dos processos no ciclo de inovação

Diferentes departamentos da empresa se beneficiam do uso de softwares de ERP das formas mais diversas. Isto se dá na medida em que, durante o ciclo de inovação, a empresa deve procurar tornar seus processos mais otimizados, eficientes e mais ágeis.

No suporte e atendimento ao cliente, por exemplo, o sistema pode incluir ferramentas de comunicação direta com os consumidores. Esse processo aproxima a empresa do cliente e facilita a comunicação e a relação entre os dois. Além disso, pode aumentar as chances de fidelização do cliente, já que um relacionamento mais eficiente e próximo aumenta a satisfação total do consumidor.

No desenvolvimento de projetos, há sempre uma grande preocupação com metas e prazos. Um software de ERP permite maior controle sobre as diferentes partes do desenvolvimento e uma maior integralização das diferentes equipes. Tudo isso diminui a burocracia e deixa o desenvolvimento mais fácil, rápido e otimizado.

Com os processos automatizados, a preocupação e os gastos com a supervisão da produção diminuem. Assim, o capital intelectual pode construir uma cultura mais flexível e ser melhor aproveitado, além de possibilitar a melhor utilização dos recursos.

Redução de falhas e maior controle

Durante um ciclo de inovação, a palavra-chave é otimização: processos mais automatizados e velozes conseguem produzir melhor e deixar sua empresa mais estável diante de um mercado diverso. Muitas vezes, falhas ou erros nos processos podem entrar no caminho da otimização e gerar grandes perdas para a empresa.

Por isso, a solução de ERP aparece com grande apelo nas organizações atuais: por ter os dados integralizados, o sistema de Enterprise Resource Planning facilita o acesso sobre a informação e o controle sobre os diferentes setores da empresa para os gestores. Isso facilita a supervisão dos processos organizacionais e leva a uma redução nos erros humanos e nas tomadas de decisão falhas.

Além disso, num mercado cada vez mais dinâmico como o atual, mudanças são certas e imprevisíveis. Uma empresa que visa crescer e se tornar afirmativa no mercado deve procurar construir uma cultura mais criativa e flexível, propensa a lidar bem com dinamismos.

A tomada de decisão otimizada, que surge a partir da estruturação do sistema de ERP no ciclo de inovação, permite um maior acesso à informação sobre a produção e dá a empresa uma maior adaptabilidade, que garante maior chance de sucesso diante das incertezas do mercado.

Todas as vantagens listadas garantem que sua empresa tenha mais sucesso e seja mais competitiva no mercado. Um sistema de ERP é imprescindível hoje para os gestores que procuram inovar seus processos e torná-los mais objetivos e eficientes.

Depois de aprender tanto sobre a importância de softwares de ERP no ciclo de inovação da sua empresa, que tal ficar ligado nos próximos artigos e seguir a Uppertools nas redes sociais? Estamos no Twitter, Facebook e YouTube!

Deixe uma resposta