Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como um ERP ajuda a aumentar os lucros da empresa

A conjuntura econômica desfavorável e imprevisível, a concorrência sempre agressiva, as constantes rupturas e as transformações ocasionadas pela evolução da tecnologia… Há inúmeras razões para a adoção de um ERP (Enterprise Resource Planning) em pequenas, médias e grandes empresas. E todas elas, no fim, dizem respeito ao mesmo objetivo: tornar a organização mais competitiva e aumentar os lucros.

Veja os motivos para adotar um ERP para sua empresa, as vantagens desse sistema e como ele te ajuda a aumentar os lucros.

Por que adotar um ERP

O ERP é imprescindível no contexto atual das boas práticas de gestão empresarial. Um sistema eficiente, capaz de agrupar, integrar e correlacionar informações, é uma ferramenta estratégica para administrar melhor o estoque, contribuindo para a contenção de despesas e o melhor aproveitamento dos diversos recursos disponíveis.

Além disso, o ERP pode ajudar a “ler” os processos adotados na empresa, a fim de avaliar problemas e viabilizar as condições para que os gestores encontrem soluções a cada desafio, facilitando a tomada de decisões. Vamos entender quais são as maiores vantagens dos sistemas de gestão e os cuidados necessários na escolha e implantação.

Cuidados na adoção do ERP

Planeje

Etapa primordial antes de optar por qualquer sistema. É preciso conhecer a fundo as necessidades do negócio e os objetivos que a organização pretende alcançar com o ERP. Uma análise aprofundada do momento atual da empresa, sem esquecer-se de ouvir gestores de diferentes departamentos e representantes de todos os níveis operacionais, reduzirá bastante o espectro de opções, auxiliando os responsáveis a tomar a decisão mais acertada.

Escolha um software que se adapte à sua realidade

Não se trata de optar pelo mais barato, muito menos pelo mais caro; também não é sempre que o melhor é o mais simples, ou mesmo o mais complexo. O sistema certo é aquele que oferece as melhores soluções para a organização.

Busque informações sobre o fornecedor, sonde o mercado, converse com profissionais que já utilizam o ERP. Procure saber qual é o nível de suporte técnico oferecido. E o mais importante: não tenha pressa. Escolhas feitas sem a devida reflexão podem trazer grave prejuízo para a empresa, se o sistema se mostrar inadequado ou ineficiente.

Invista em treinamento

Não deixe que a ansiedade de colocar melhorias em prática o induza a ser precipitado. A adoção do ERP é um passo definitivo na trajetória da organização, para o bem ou para o mal. Se as equipes não estiverem devidamente capacitadas para lidar com o novo sistema, o resultado pode ser o caos. Por isso, é recomendável que cada setor tenha pessoas designadas e com bom nível de domínio sobre o software, prontas a esclarecer dúvidas e resolver os problemas que surgirão com frequência variada, sobretudo nos primeiros meses após a implantação.

Avalie o ERP constantemente para corrigir falhas e aprimorar a aplicação do sistema

O feedback dos funcionários e colaboradores que fazem uso do sistema no dia a dia é valioso, pois é a única maneira de medir a eficácia real da ferramenta. Além disso, os gestores poderão identificar os níveis de rejeição do ERP, possíveis falhas de aplicação e uma série de detalhes que ajudarão a aprimorar a experiência de todos com a nova aquisição.

Aumentar os lucros exige que as organizações sigam a lógica do mercado

Independentemente do caminho escolhido, é importante ter em mente que o ERP é uma etapa natural e necessária ao desenvolvimento das organizações. Sem ele, fica muito mais difícil adequar-se às exigências do mercado, já que hoje praticamente não há lugar para a improvisação. Se a empresa planeja crescer e aumentar lucros, inevitavelmente terá que organizar suas informações de forma inteligente e dinâmica – o que só pode ser alcançado a partir da adoção de um sistema de gestão.

E então, qual é sua opinião sobre o uso de ERPs nas organizações? Viu como eles ajudam a aumentar seus lucros? Deixe um comentário sobre suas experiências com esses sistemas!