Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como um bom ERP pode ajudar a eliminar o retrabalho no chão de fábrica

Quando a área de manufatura – que chamamos comumente de chão de fábrica – apresenta problemas de baixa produtividade, geralmente uma das causas é a grande quantidade de erros que geram retrabalho.

A busca pela excelência operacional deve ser perseguida constantemente, com processos enxutos – ou seja, bem desenhados, de forma que os erros sejam minimizados e os operários consigam extrair o melhor desempenho das máquinas -, sempre em busca da melhoria contínua.

Dentro dessa máxima gerencial, um bom sistema, que automatize as atividades e torne o dia a dia produtivo mais ágil e eficiente, é fundamental. A seguir, veja algumas vantagens que um bom ERP deve oferecer para eliminar o retrabalho no chão de fábrica da sua empresa:

1 – Automatização dos processos

A solução de chão de fábrica precisa ajudá-lo a tornar cada atividade da produção rápida e eficiente. Com ele, a equipe saberá exatamente onde começa e onde termina a linha de produção, tornando as máquinas mais produtivas em uma sequência lógica para otimizar o tempo e fabricar mais em menos tempos.

A integração oferecida pelo ERP deve maximizar a eficiência produtiva com custos menores. Nele estarão parametrizadas cada uma das fases, desde a chegada da matéria prima e seu processamento até a junção de componentes, integrando a quantidade produzida com as necessidades do estoque em apontamentos feitos por códigos de barra e controle de lotes, por exemplo.

Assim, você pode direcionar sua equipe de produção para fabricar o que é necessário, não desperdiçando trabalho em itens que não estão vendidos ou que há grande quantidade estocada, eliminando a quantidade de erros.   

2 – Planejamento de produção

A visão panorâmica oferecida pela solução integrada (ERP) também ajuda a planejar sua produção dentro dos prazos pré-estabelecidos ou de acordo com as demandas do mercado.  

Um bom ERP deve ajudar a cruzar históricos de vendas com estimativas e com a capacidade produtiva da sua equipe. Assim, você não corre o risco de ter falta de mercadoria ou de sobrecarregar o pessoal de manufatura com demandas que possam sobrar nos estoques.

Planejando sua produção, você consegue direcionar a equipe e evitar que os trabalhadores precisem fazer muitas horas extras por falta de controle ou demandas não previstas – o que diminui bastante a quantidade de erros por sobrecarga de trabalho.

3 – Controle de horas dos trabalhadores

Quanto tempo cada trabalhador precisa dispender para, dentro de suas atividades, contribuir na fabricação de um produto ou de um lote de produtos? O ERP o ajuda neste controle ao calcular a capacidade produtiva de cada operário em conjunto com a capacidade das máquinas que ele opera. Tudo isso sem perder de vista a qualidade de vida do trabalhador e sua eficiência operacional.

4 – Visão gerencial

Os relatórios que você obterá com um bom ERP o ajudarão a tomar as melhores decisões para o melhor resultado da sua equipe. Você poderá, por exemplo, acompanhar a qualidade dos produtos, evitando que sejam produzidos com defeitos ou qualidade inferior à desejada. Isso evitará o retrabalho, pois as ações podem ser tomadas durante o processo de fabricação e não somente ao final, quando já há uma grande quantidade finalizada.   

Em tempo real, você conseguirá fazer planejamentos e até replanejamentos, pois a visão panorâmica do chão de fábrica permitirá retomar o rumo do que foi estabelecido – afinal, o mercado muda e as condições de trabalho mudam, então é preciso conseguir visualizar o que precisa ser feito em tempo hábil. Com o ERP, o seu trabalho e dos gestores que trabalham com você se torna mais estratégico, diminuindo consideravelmente os erros e evitando retrabalhos.

Quer saber mais sobre como o ERP pode oferecer eficiência ao chão de fábrica da sua empresa? Entre agora mesmo em contato com a Uppertools ou deixe um comentário!