Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como se tornar um bom consultor SAP

Identificar e escolher uma carreira a seguir é uma tarefa difícil, portanto, você deve investir o tempo necessário para tomar sua decisão. Se você decidiu se tornar um consultor SAP, parabéns, pois é uma carreira promissora.

Abaixo algumas dicas para ajudá-lo nos estágios iniciais de sua carreira.

1.Ter um grande interesse em tecnologia da informação:

Como na maioria das carreiras, as qualificações educacionais não garantem que uma pessoa se sobressairá na área de atuação. Da mesma forma, quando se trata de ser consultor de Aplicações e Produtos de Sistemas, mesmo uma pessoa com um diploma comum pode ser capaz de executar suas tarefas melhor do que um indivíduo altamente qualificado, simplesmente pelo fato de ter um grande interesse em tecnologia da informação. Se o seu interesse realmente não está aqui, então você deve reconsiderar sua opção de se tornar um consultor de SAP, pois esta não é possivelmente a carreira certa para você.

2.Não se torne um consultor SAP pelas razões erradas:

Há muitas pessoas que entram nessa carreira por razões erradas. Às vezes são seus pais que as influenciam e às vezes é a remuneração e a oportunidade de um trabalho externo que as tenta a pensar que esse trabalho é ideal. No entanto, você não deve ser enganado. Você deve começar a se tornar um consultor de SAP apenas se você tiver lido e se informado completamente sobre o trabalho e entender que isso é onde não apenas o seu interesse está, mas também as suas habilidades. Mesmo que você tenha interesse, se faltar as habilidades necessárias, certamente não terá sucesso na atividade consultiva. Para garantir sucesso assegure-se que você tenha os dois: interesse e habilidades. 

3.Use o mecanismo de pesquisa do Google corretamente:

O Mecanismo de pesquisa do Google é a ferramenta de pesquisa mais popular , já que é usado por bilhões em todo o mundo para encontrar respostas para suas perguntas. Uma ótima maneira de ajudar a realizar suas tarefas mais rapidamente e de maneira mais eficiente é se você souber qual texto deve inserir no mecanismo de pesquisa para obter os melhores resultados. Certifique-se de nunca incluir mais texto do que você precisa e sempre faça uso da opção de pesquisa avançada para garantir que a busca seja mais precisa.

4.Forneça respostas após ponderações adequadas:

Quando você é um consultor de SAP, você nunca deve dar respostas intempestivas e afoitas. É necessário pensar criticamente, refletir e ponderar. É seu trabalho nunca rejeitar ou aceitar qualquer proposta de maneira direta, mesmo se tiver certeza do resultado. É de suma importância que você dê sua palavra somente depois de uma avaliação cuidadosa. Não há vergonha em pedir tempo extra, pois significa apenas que você está fazendo um trabalho completo e que é uma característica que é realmente muito admirável em qualquer consultor SAP.

5. Seja cauteloso em dar seu feedback com muita rapidez:

Embora você possa pensar que quanto mais rápido você responder, melhor será para você. Especialistas no assunto dizem que, mesmo que você tenha certeza da resposta, você deve demorar um pouco para responder. Isto é simplesmente porque se você fornecer uma resposta rápida hoje, então da próxima vez, os usuários também desejarão a mesma velocidade novamente, e quando você não puder entregar, eles pensarão que você não está se empenhando o suficiente. Esta é apenas uma dica útil com a qual você pode se valer ou não, mas é sempre aconselhável acreditar no que dizem os especialistas da SAP.

6.Construa sua rede de contatos:

Assim como em qualquer área de carreira, é sempre útil fazer amizade com alguns de seus contemporâneos, para que você possa compartilhar dados e informações e buscar conselhos e orientações, quando necessário.

Quando você compartilha ideias, você é capaz de ampliar seus horizontes e tornar-se consciente de diferentes abordagens para o mesmo problema. Ter contatos, bem como uma rede forte, isto não significa que você parou de tentar criar soluções por conta própria, simplesmente implica que, em situações em que você acha que não há uma solução plausível, conversar com outra pessoa ajudará você a ganhar uma nova perspectiva.

7.Importante ter um grande conhecimento da indústria:

Quando você é um consultor SAP, se tiver experiência em trabalhar em um setor semelhante ou até mesmo no mesmo setor, será muito mais fácil compreender os métodos de trabalho de uma empresa, em oposição a outro indivíduo que não possui nenhum conhecimento industrial. Por exemplo, na indústria farmacêutica é importante garantir que os medicamentos vendidos não tenham vencido, portanto, um consultor SAP deve pensar em implementar novos planos de ação, como uma inspeção regular para garantir que tudo o que atingiu sua data de vencimento seja eliminado.

8. Ter um conhecimento profundo das tendências tecnológicas, mais recentes do SAP:

Como um consultor SAP, seu aprendizado nunca é completo, há constantemente novos produtos para você aprender e é de suma importância que você permaneça ciente da mudança nos tempos. É praticamente diária a introdução de novos produtos SAP no mercado. Se você deseja continuar sendo um consultor relevante e bem-sucedido de SAP, cabe a você garantir que você nunca ficará atrasado em relação ao que deve saber.

9. Você deve ter integridade acima de tudo:

Mesmo que você tenha todas as habilidades e predisposição para se tornar um bom consultor de SAP, se não houver integridade, você nunca irá muito longe. No decorrer de sua carreira, você se deparará com muitas pessoas que lhe oferecerão vantagens pessoais para que você possa usar seus conhecimentos para distorcer as regras e ajudá-los em suas ambições a obter o que desejam. Cabe a você informá-los que é um sistema de banco de dados onde tudo é gravado e não há espaço para qualquer tipo de desonestidade ou práticas não éticas.

10. Eficiência de forma eficiente para gerenciar clientes:

Com o surgimento de cada novo projeto, os consultores de SAP precisam estar prontos para interagir com novos conjuntos de usuários corporativos. É por essa razão que um consultor SAP, além de ter habilidades de gerenciamento de clientes, também deve ser uma pessoa do povo. Cabe ao consultor da SAP explicar a terminologia técnica complexa, bem como o procedimento, de tal maneira que o cliente seja capaz de compreender as informações de maneira clara e abrangente e, além disso, o cliente deve ser capaz de fazer isso. Uso desta informação ao tomar decisões.

11. A capacidade de fazer boas apresentações:

Uma das muitas funções de um consultor SAP é fazer apresentações de fácil compreensão e autoexplicativas. Um consultor SAP gasta muitas horas não apenas apresentando, mas também preparando planos, organizando sessões de treinamento etc.

12. As louváveis ​​habilidades de comunicação são importantes:

Portanto, depois de preparar as apresentações, é de suma importância que você também tenha boas habilidades de comunicação. Uma parte importante do trabalho de qualquer consultor SAP é falar com clientes e usuários de negócios. Se você não é bom em se comunicar, então como será capaz de transmitir suas ideias de maneira clara e concisa. Sua comunicação não só deve fazer sentido, como também é importante que você seja capaz de falar de maneira confiante passando credibilidade.

13. Você deve saber como se comportar em um ambiente profissional:

Existem inúmeras nuances que fazem parte de ser um consultor SAP. Uma vez que o seu trabalho é bastante importante, no qual você será obrigado a falar com os clientes e realizar sessões de treinamento, é muito importante que você saiba como se comportar de maneira profissional, de modo que não desonere sua posição ou a si mesmo. Este fator é muito mais importante do que você imagina e você deve ser cauteloso sobre como você age o tempo todo, para que você nunca pareça estar muito frio ou ser muito amigável e direto.

14. Deve vestir-se adequadamente para visitar ou receber clientes:

Embora isso possa parecer superficial para alguns, no entanto, um consultor de SAP deve ter o cuidado de estar bem vestido em todos os momentos, devido ao fato de que os clientes podem entrar pela porta a qualquer momento. Isso não significa que você deva gastar metade do seu salário em seu guarda-roupa, isso significa apenas que você deve parecer apresentável em todos os momentos para causar uma boa impressão.

15. Você deve ser inteligente e ser capaz de pensar com sua cabeça andar com suas próprias pernas:

A fim de dar uma direção adequada, bem como abordar certos problemas prementes, você deve ser competente o suficiente para poder pensar e agir com autonomia, pois você nunca sabe qual problema se apresentará repentinamente nos momentos mais aleatórios.

Inicialmente, você pode até ficar inseguro, mas com o tempo, uma vez que você ganhar experiência, você será capaz de encontrar imediatamente soluções rápidas para os problemas. Pensar com autonomia e agir assertivamente não é algo que seja fácil para todos, mas com o tempo você adquiri esta competência.

16 .Você deve ser eficiente em gerenciar grandes quantidades de documentos:

Uma coisa muito importante é que você deve ser capaz de gerenciar grandes quantidades de documentos (físico ou eletrônico). Informações, dados ou documentação adequada é absolutamente vital. Como a qualquer momento, um cliente pode solicitar algumas informações ou fazer algumas perguntas relativas à implementação do projeto, é vital que você tenha tudo em ordem. O sumiço ou perda de um documento podem causar-lhes um mundo de problemas.

17. Você deve aceitar cada dia como uma nova aventura:

Como um consultor SAP, você não deve esperar ter um trabalho regular e rotineiro, onde suas atividades estarão restritas ao que é mencionado em uma descrição de cargo. Em vez disso, você deve estar disposto a aceitar cada dia como uma nova aventura e como um desafio. Algumas pessoas acham uma carreira como esta, muito difícil, bem como muito incerta, mas alguns optam por esta carreira porque o trabalho nunca correrá o risco de ser chato ou monótono e é isto que os mantem motivados.

Então, quando se trata de se tornar um bom consultor SAP, seguir essas dicas, pode contribuir muito para que sua carreira se consolide. Se você está disposto a colocar comprometimento, bem como esforço, então nada o impedirá de crescer e prosperar.

Por último e não menos importante, você deve acreditar no seu potencial, estar disposto a confiar em sua própria experiência e habilidade, em vez de acreditar e confiar no que os outros estão dizendo ou fazendo.

Boa Sorte!