Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como promover o crescimento sustentável de uma empresa? Entenda aqui

Você sabe como promover o crescimento sustentável de uma empresa? Todo negócio é constituído pensando em gerar resultados financeiros e, consequentemente, crescer ao longo do tempo, dominando o mercado de atuação, se destacando frente à concorrência.

Entretanto, o tema sustentabilidade vem ganhando forças e, atualmente, muitas empresas pararam para observar com mais atenção esse tipo de assunto. Nesse contexto, surgiu o conceito do crescimento sustentável.

Neste artigo, mostraremos como esse novo formato pode ser implementado em seu negócio. Veja!

O que é e quais são os desafios do crescimento sustentável de uma empresa?

O crescimento sustentável é um processo que pode ser comparado ao cuidado que uma mãe tem para com o filho dela. Nesse caso, ela sempre age preocupada com o futuro desse filho e toma decisões sempre com base nisso, observando as suas consequências e objetivos, sempre pensando na minimização de erros.

Esse exemplo é perfeito para entendermos como funciona o crescimento sustentável nas empresas. Basicamente, é um conjunto de ações que favorecem as atividades no negócio e que está sempre alinhada com os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Além disso, essa atividade visa minimizar ao máximo os erros e outras ações provocadas pelo mercado ou alterações na economia, de modo que a empresa possa absorvê-las sem muitos prejuízos.

O crescimento sustentável de uma empresa enfrenta diversos desafios, os quais mencionaremos brevemente nos próximos três tópicos.

Mudanças constantes do mercado

O primeiro, sem dúvidas, refere-se às mudanças frequentes no mercado. Algumas alterações obrigam as empresas a se adequarem e alterarem a estrutura de negócios. Com isso, as suas atividades podem ser prejudicadas e os planos e metas, em muitos casos, precisam ser postergados.

Alta competitividade

Outro ponto que merece destaque é a alta competitividade que existe na maior parte dos setores da economia. Isso obriga que os empresários busquem novas formas de melhorar seus produtos e serviços, oferecendo sempre as melhores soluções aos seus clientes.

Novas soluções tecnológicas

Por fim, temos o surgimento de novas tecnologias. A maioria delas, de fato, favorecem os negócios, especialmente, o crescimento sustentável. Veremos algumas delas neste artigo. Entretanto, outras acabam tendo que forçar alterações substanciais na empresa, fazendo com que ela mude o formato de seus serviços ou a apresentação de produtos.

Como promover o crescimento sustentável na sua empresa?

Agora que você entendeu como funciona o crescimento sustentável de uma empresa e os seus principais desafios, mostraremos algumas condutas que você deve adotar para implementar esse processo em seu negócio. Continue lendo!

Capacitar a sua equipe

O primeiro passo é a capacitação dos seus colaboradores. Uma equipe bem treinada executa trabalhos com mais qualidade e dedicação, impactando diretamente os seus resultados.

Aquele que não investe na capacitação da sua equipe por acreditar que isso é um custo desnecessário está, de fato, condenando o negócio ao fracasso em pouco tempo.

O gasto em capacitação deve ser visto como um investimento em que sua rentabilidade é percebida diariamente em cada uma das transações realizadas pelos profissionais que atuam em seu negócio.

Valorizar o conhecimento

Outro ponto importante é a valorização do conhecimento. O empresário que é capaz de ouvir o feedback de seus empregados e, em seguida, filtrá-lo e extrair as melhores informações para aplicar na sua empresa tem em mãos o poder de potencializar as atividades do empreendimento dele.

O conhecimento, assim como os dados e informações, deve ser valorado a peso de ouro. Sendo assim, é fundamental que você reconheça pessoas que desenvolvem essa característica e aplicam em seu empreendimento.

Cuidar e controlar as finanças do negócio

Por fim, não há como deixar de destacar a importância da própria gestão do negócio, tais como: gerenciamento de pessoas, atendimento, contabilidade, gestão fiscal e, principalmente, as finanças do seu negócio.

Acompanhar as entradas e saídas de recursos é crucial para evitar deixar o seu negócio sem dinheiro suficiente para honrar com todas as suas responsabilidades. Além disso, uma boa gestão financeira, que se preocupa com a geração de receitas e investimentos, também evita que a sua empresa seja pega de surpresa em caso de crises ou recessões econômicas no mercado de forma geral ou em sua forma de atuação.

Quais são as ferramentas que favorecem esse crescimento?

Agora que você sabe o que é o crescimento sustentável de uma empresa e como ele pode ser implementado, mostraremos as principais ferramentas que devem ser utilizadas nesse processo e que facilitarão em muito o cumprimento de metas e objetivos. Continue lendo!

ERPs

Os ERPs são sistemas capazes de integrar todas as atividades de um negócio. Eles já são amplamente utilizados nas empresas e muitos empresários sequer conseguem imaginar como seria a gestão de seus negócios sem essas ferramentas.

Com ele é possível, por exemplo, receber uma mercadoria e, ao dar entrada no documento fiscal no sistema, todos os demais departamentos envolvidos são acionados para que eles possam executar as ações necessárias, ou seja, alteração no estoque, lançamento de contas a pagar etc.

Além disso, essas ferramentas também favorecem a gestão do negócio, oferecendo dados e informações precisos e detalhados em tempo real.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma estratégia de planejamento muito utilizada nas empresas e contribui diretamente para o seu crescimento sustentável. A sigla é utilizada para designar os termos em inglês Strengths (S), Weaknesses (W), Opportunities (O), Threats (T) que significam, respectivamente:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.

Por meio desse tipo de ferramenta, é possível aprofundar o conhecimento sobre o negócio e realizar uma análise mais minuciosa do contexto em que a empresa está inserida. Com essa ferramenta é possível avaliar pontos fortes e fracos do negócio e auxiliar no contorno a situações de riscos e ameaças.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), que significa Planejar, Fazer, Checar e Agir, é uma ferramenta que permite às empresas realizarem melhorias nos processos enquanto todos os resultados são devidamente avaliados.

Esse ciclo é capaz de verificar a eficácia de implementação de planos de ação, acompanhar mudanças e verificar se determinados problemas estão sendo solucionados. Além disso, é uma ferramenta que trabalha na melhoria contínua de processos.

Por fim, como você pôde perceber, o crescimento sustentável de uma empresa é algo que deve ser desenvolvido desde a sua concepção. Entretanto, qualquer negócio pode se adequar a essas exigências e, a partir de então, aproveitar todos os benefícios que esse processo pode proporcionar.

Se você gostou das informações e quer saber mais sobre este assunto entre em contato conosco. Nós teremos um imenso prazer em atender você e explicar como ele funciona na prática.