Como PMEs podem utilizar a tecnologia para promover o crescimento econômico sustentável

Como o ERP pode ajudar na redução de custos?
4 de março de 2018

A tecnologia oferece ferramentas que são essenciais para que empresas possam se desenvolver de maneira sustentável, integrando crescimento econômico e social.

O Brasil cresceu em número de empreendedores. De acordo com a Pesquisa GEM, divulgada pelo Sebrae no final do ano passado, num período de 10 anos, o país passou de 14,6 milhões para 49,3 milhões de empreendedores. São pessoas com idades entre 18 e 64 anos que buscaram caminhos e ideias para abrir seu próprio negócio.

O crescimento e a estruturação dessas pequenas e médias empresas também trazem responsabilidades sobre outros setores para que todos possam conquistar um desenvolvimento ainda maior.

Crescer com sustentabilidade não é um dever somente das grandes organizações. Pequenas e médias empresas também possuem um papel social que influencia seus negócios e a região em que estão instalados, por isso é tão importante que pensem ações e políticas de manter um desenvolvimento econômico sustentável que acolha meio ambiente e comunidade.

A tecnologia é uma das principais ferramentas a serem utilizadas nesse processo. Sem fronteiras e cheia de possibilidades, ela pode oferecer as soluções certas para que as PMEs conquistem o desenvolvimento.

Durante o Fórum Econômico Mundial, que aconteceu no mês de janeiro, em Davos, na Suíça, a Google Cloud e a SAP anunciaram um concurso global de empreendedorismo social, que tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico de maneira sustentável.

Chamada de Economia Circular 2030, a competição é um estímulo para que os participantes possam aproveitar o que a tecnologia oferece, criando projetos inovadores e atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU até 2030.

Para contribuir com esse trabalho, selecionamos algumas das tecnologias que podem fazer a diferença para o futuro das empresas.

Computação na nuvem: armazenar dados e informações na nuvem é mais seguro e proporciona agilidade na localização de informações e geração rápida de relatórios.
Tecnologia móvel: a integração e compartilhamento de informações através de aplicativos também pode gerar mais agilidade para a rotina das pequenas e médias empresas;
Softwares de gestão: economize tempo na gestão dos processos da sua empresa, utilizando plataformas criadas para automatizar processos financeiros, de recursos humanos e atendimento.
Redes sociais: não é repetitivo dizer que as redes sociais são uma maneira de usar a tecnologia para que seu negócio se desenvolva de maneira sustentável, ela é a ferramenta ideal para que você mantenha um relacionamento próximo com a comunidade que o cerca e este é um caminho para abrir possibilidades de engajamento e aproximação, escutando o que essas pessoas tem a dizer e passando sua mensagem.
O desenvolvimento sustentável da sua empresa pode chegar à comunidade ao redor dela. Invista na tecnologia e em iniciativas que colaborem com o crescimento de todos.

Fonte: Site SAP Brasil