Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como o plástico se tornou um dos maiores aliados no combate à pandemia?

Quando se trata de questões ambientais, o plástico é geralmente uma das primeiras coisas a ser explorada. É verdade que o lixo decorrente dele é um problema que assola todo o mundo. Porém, quando usado de forma correta, a indústria do plástico e o meio ambiente podem viver em harmonia.

Exemplo disso foi que o consumo de plástico na pandemia aumentou significativamente devido à produção de materiais hospitalares descartáveis e produção de vacinas.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a média de uso cresceu mais de 25% durante o isolamento em decorrência do novo coronavírus. 

Apesar de a indústria química sofrer críticas pelo uso do plástico, essa matéria-prima é utilizada para produzir uma gama diversificada de produtos indispensáveis usados pelas pessoas diariamente. O segmento representa 12% do PIB industrial do Brasil e se encontra em milhares de utensílios. 

 

O plástico está presente em quase tudo que o ser humano precisa

Os plásticos podem ser processados pela indústria química ​​de várias maneiras, a fim de produzir fibras finas ou peças muito complexas. Eles podem ser moldados em garrafas, componentes de carros e até mesmo roupas. 

Os fabricantes de produtos plásticos aplicam diferentes processos às matérias-primas para produzir itens essenciais para a sociedade. Muitos tipos diferentes de plásticos podem ser usados ​​na fabricação do produto final. 

Há uma infinidade de possibilidades de itens que podem ser produzidos a partir desta matéria. Confira alguns deles: 

 

Plástico Tereftalato de Polietileno (PET) 

Este é o primeiro tipo de plástico distribuído comercialmente. Ele é considerado seguro para alimentos e bebidas, devido a sua capacidade de impedir que o oxigênio penetre e estrague o produto em seu interior. 

 

Itens feitos com PET:

  • Garrafas de refrigerante.
  • Garrafas de suco.
  • Garrafas de água.
  • Frascos de xampu e condicionador
  • Frascos de sabonete líquido.
  • Recipientes de alimentos.

 

Plástico de Poliestireno (PS)

O plástico de poliestireno (PS) é um termoplástico naturalmente transparente que está disponível tanto como um plástico sólido típico quanto na forma de um material de espuma rígida. Geralmente não apresenta toxinas e não tem cheiro.

 

Itens feitos com plástico PS:

  • Electrodomésticos.
  • Peças do carro.
  • Painéis.
  • Espumas para estofados.
  • Equipamentos de TI.
  • TVs e computadores.
  • Tubos de teste médico.
  • Estojos de CD e DVD.

 

Cloreto de Polivinila (PVC)

O PVC é um plástico mais denso, resistente a produtos químicos e deformação por impacto em comparação com outros. Com alta disponibilidade no mercado, ele é relativamente mais barato do que outros tipos. 

 

Produtos feitos com PVC:

  • Tubos rígidos.
  • Isolamento de fio.
  • Piso residencial e residencial.
  • Tapumes.

Em linhas gerais, o plástico está presente em camisas de poliéster, colchões, óculos, carros, próteses, embalagens de alimentos e uma gama infinita de produtos. Além disso, a reciclagem industrial produz milhares de itens para o uso da humanidade. 

A reciclagem é o processo de recuperação de resíduos e reprocessamento desses materiais em outros produtos. Como quase todo o plástico não é biodegradável, é importante reciclá-lo para reduzir danos ambientais. 

Hoje, a reciclagem industrial produz itens, como bolsas, sapatos, calças, camisas, brinquedos, embalagens, entre tantos outros produtos. De acordo com a Abiplast, a reciclagem de plásticos continua avançando no Brasil e chegou a 24%, o maior índice já registrado.

O plástico é uma matéria-prima que, mal utilizada, pode realmente prejudicar o planeta, mas recentemente foi de vilão a herói da sociedade.

 

De vilão a herói: como o consumo de plástico na pandemia aumentou

Apesar de antes da pandemia haver um debate crítico sobre o uso do plástico, tratado inclusive como uma guerra à matéria, a pandemia da Covid-19 voltou a enfatizar o papel indispensável do item em nossa vida diária. 

Essencial para produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outros utensílios médicos e farmacêuticos, como também para soluções de embalagem, o consumo de plástico na pandemia se tornou uma via para salvar vidas, ajudando proteger os profissionais de saúde e todos cidadãos do novo coronavírus.

Além disso, ele foi utilizado diretamente no combate ao novo coronavírus, como na montagem de hospitais, postos de atendimento e galpões emergenciais temporários, essenciais para ajudar no tratamento da população. 

A última versão do Atlas do Plástico revela que o consumo de produtos de plástico na pandemia aumentou devido à crescente demanda por materiais hospitalares, máscaras, luvas e embalagens. 

Além disso, o isolamento social gerou uma alta adoção por serviços de delivery no setor alimentício e, consequentemente, aumento no consumo dos plásticos de curta duração, como embalagens apropriadas para alimentos e utensílios descartáveis. 

Diante deste crescimento da indústria de plásticos, surge uma necessidade perpétua de aumentar a produção de forma eficaz. À medida que aumentam as demandas, cresce também a pressão sobre os recursos das empresas do setor. 

A maneira mais adequada para gerenciar o trabalho é utilizar um sistema robusto para ter uma operação de negócios que possa lidar com o alto fluxo de trabalho e, assim, reduzir as perdas, aumentar a produtividade e elevar os resultados. Sendo assim, um sistema ERP se torna um aliado ideal para as empresas deste segmento.

 

ERP: a chave para atender às novas demandas da indústria do plástico

Um software de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema que gerencia o programa de produção, realiza o controle de inventário e monitora o controle de qualidade de forma automatizada. 

Este sistema cobre todos os aspectos das necessidades de negócios das empresas de plásticos, desde o processo de configuração e fabricação até a contabilidade, estimativas e gerenciamento de atendimento ao cliente. A ferramenta ideal para ter uma empresa inteligente é uma operação otimizada. 

E, para realizar todos estes processos, o SAP Business One é o ERP mais recomendado do mercado, haja vista que, em tempo real, a ferramenta passa a oferecer análise de dados para gestão do negócio, integrando as necessidades dos clientes em todos os processos da empresa.

Com o ERP SAP B1, as empresas potencializam a economia da experiência, já que o compromisso está em apoiar e auxiliar para que as empresas ganhem em sua administração e se tornem relevantes dentro do seu setor. 

Organizações que trabalham só com tecnologia e materiais médicos, por exemplo, têm processos rígidos, como limpeza e regulamentação. Com o SAP B1, esses processos são centralizados e, logo, facilmente gerenciados.

 

Como a Uppertools pode te ajudar

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade, conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das companhias, seja da indústria do plástico ou de qualquer outro segmento. 

Somos parceira da SAP no Brasil e nosso time de profissionais está sempre de prontidão para auxiliar nossos clientes a alcançar a transformação digital e ter uma operação otimizada e mais inteligente, a fim de se destacar no mercado. 

Conheça mais sobre a Uppertools e as soluções SAP B1 e BR One e descubra como ter mais vantagens com um PCP eficaz. 

https://www.uppertools.com.br/