Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como o ERP pode auxiliar na mudança da cultura organizacional

O ERP, também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é uma ferramenta viável e fundamental para aquelas empresas que querem ganhar vantagens competitivas e sobreviver num mercado com mudanças céleres e contínuas, sejam elas de pequeno ou grande porte.

Este sistema inovador é capaz de transformar uma simples ideia de negócio numa proposta segura e consolidada, além de expandir os lucros da empresa e organizar todas as suas atividades e processos num curto período de tempo. A seguir, veja como o ERP é capaz de auxiliar na mudança da cultura organizacional do seu negócio e gerar benefícios diversos para ele:

Mas afinal, o que é mudança da cultura organizacional?

Para L. Smircich, professor de gestão empresarial na University of Massachusetts Amherst, “a cultura organizacional é um sistema de comportamentos, normas e valores sociais – padrões de referências que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos – aceitos e partilhados por todos os membros da empresa e que a tornam singular”.

Simplificadamente, podemos defini-la como um conjunto de características únicas que permite distinguir uma empresa de todas as outras. A cultura organizacional dá um sentimento de identidade à marca, é construída por todos os funcionários da empresa e transmite a maneira como eles se comportam de acordo com os valores estabelecidos.

Como o ERP pode auxiliar essa mudança?

A adoção de um ERP pode ser considerada, na maioria dos casos, uma mudança revolucionária, pois altera os processos da empresa onde está inserido, transformando a relação entre os funcionários e a maneira como os gestores conduzem o negócio.

Ele proporciona uma mudança organizacional contínua, permitindo a frequente reavaliação e manutenção das estratégias e disponibilizando todas as informações sobre as rotinas da empresa em relatórios em tempo real, que podem ser visualizados de maneira simples e rápida. A implantação do ERP também gera transformações nas operações da empresa, influenciando seus métodos, processos e estruturas.

Todas essas mudanças mexem com a sua cultura, evidenciando oportunidades de melhoria, reduzindo os custos operacionais como um todo e tornando mais claro o posicionamento de cada equipe dentro de uma cadeia de valor integrada.

Como implanta-lo?

A implantação de um ERP é positiva e extremante necessária, e certamente gerará uma quebra de paradigma no comportamento dos funcionários. Isso porque, no começo, gerará estranheza e dificuldades de assimilação, e eles terão que se adaptar a um novo sistema que direcione as rotinas administrativas.

Logo, realizar um planejamento adequado e preparar um treinamento apropriado para receber o sistema e garantir que os processos, tecnologia e funcionários estejam alinhados à estratégia de negócios são requisitos imprescindíveis para atingir o sucesso da implementação. Muitas vezes, será necessária a contratação de um treinamento especializado e consultores técnicos para avaliar e aprimorar o rendimento do ERP.

Com o tempo, os gestores verão que seu investimento num novo sistema de gestão e esforços em motivar e fazer valer esta necessidade junto a equipe tornará a função dos colaboradores mais equilibrada e assertiva, bem como as ações da empresa muito mais rentáveis e organizadas.

Entendeu como o ERP pode auxiliar na mudança da cultura organizacional do seu negócio? Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Teremos prazer em ajuda-lo!