Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como montar um negócio de valor e de crescimento acelerado

Pessoas trabalhando em empresa

 

A verdade é que não existem negócios bons ou ruins, mas negócios com potencial de crescimento acelerado ou limitado (ou de alto ou baixo impacto). O limite de crescimento quase sempre está relacionado ao tamanho do mercado, ao diferencial competitivo e a capacidade de escala. Além disso, o empreendedor, que detém as rédeas da organização, tem papel fundamental na construção de uma história de sucesso.

Na Endeavor, por exemplo, buscamos apostar em empreendedores movidos por uma causa, comprometidos em entregar uma solução, com brilho nos olhos, apaixonados pelo desafio de ir além. Ele deve ter, claro, além de vontade de fazer, uma grande capacidade de execução. Não ter medo de dar a cara a tapa e gastar muita sola de sapato. E é imprescindível que ele tenha conhecimento e experiência no setor que está atuando. No início, o negócio depende quase cem por cento do empreendedor, e o background dele pode ser o fator decisivo para alçar vôo.

Então, se o empreendedor se considerar apto ao desafio de construir uma empresa de alto crescimento, ele precisará avaliar se a sua ideia de negócio resolve algum grande problema (sim, porque quanto maior o problema, maior a oportunidade), e qual o tamanho do mercado consumidor da solução criada por ele.

Esse indicador mostra o tamanho da pista que o empreendedor tem para percorrer, o quão longe ele pode chegar. Então, é necessário estabelecer um diferencial claro e sustentável. Ou seja, avaliar se as soluções já existentes podem ser aprimoradas e se essa vantagem frente aos concorrentes pode ser mantida a longo prazo. Não se iluda. Com tempo e dinheiro, todo negócio pode ser copiado.

Mas se o empreendedor for o pioneiro em criar uma solução, por exemplo, ele já estará inevitavelmente com a dianteira na competição e poderá construir uma base sólida de clientes, absorvendo assim uma massa crítica de mercado e deixando os concorrentes para trás.

Observando esses critérios é possível desenhar um negócio de alto valor e de crescimento acelerado. Nós acreditamos que a soma do perfil do empreendedor e a solução de um grande problema de forma inovadora é uma das receitas para alcançar o sonho grande.

O que o empreendedor precisa é descobrir qual o tamanho do seu sonho, qual sua ambição, e buscar conhecimento, aconselhamento e bons exemplos para se espelhar. Se tivermos um número cada vez maior desses empreendedores, teremos, com certeza, também um país com mais oportunidades.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-montar-um-negocio-de-valor-e-de-crescimento-acelerado