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Como implementar o planejamento estratégico de modo eficaz

A implementação do planejamento estratégico é a base para iniciar qualquer tipo de mudança em uma empresa. Isso exige comprometimento e você precisa começar respondendo porque sua organização pode querer embarcar neste processo.

Segundo pesquisa da Fortune Magazine, o planejamento estratégico ajuda os funcionários a entender a missão e objetivos de negócios da empresa, além de prover um retorno sobre investimento de 25%? Parece um bom motivo para começar a implementação do planejamento estratégico, não acha?

Siga estas 6 etapas para implementar o plano estratégico

  1. 1- O que é implementação estratégica?
  2. 2 – Preparando sua estratégia para a implementação
  3. 3 – Evitando as armadilhas de implementação
  4. 4 – Cobrindo todas as suas bases
  5. 5 – Certifique-se de ter o apoio
  6. 6 – Determine o seu plano de ataque

O que é implementação estratégica?

Implementação é o processo que transforma estratégias e planos em ações para atingir objetivos e metas estratégicas. Implementar seu plano estratégico é tão ou mais importante do que sua estratégia. 

As ações críticas movem um plano estratégico de um documento que fica em algum arquivo eletrônico, por exemplo, uma pasta nomeada como ‘PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO” para ações que impulsionam o crescimento dos negócios. Infelizmente, a maioria das empresas que tem planos estratégicos não os implementa. Ainda de acordo com a Revista ‘Fortune Magazine’, nove em cada dez organizações não conseguem implementar seu plano estratégico por vários motivos. entre os quais:

  • 60% das organizações não associam estratégia ao orçamento.
  • 75% das empresas não vinculam os incentivos aos funcionários à estratégia.
  • 86% dos proprietários e gerentes de empresas passam menos de uma hora por mês discutindo estratégias.
  • 95% da força de trabalho típica não entende a estratégia de sua organização.

Um plano estratégico fornece à empresa o roteiro de que ela precisa para buscar uma direção específica e um conjunto de metas de desempenho, agregar valor ao cliente e ter sucesso. No entanto, este é apenas um plano. Ele não garante que o desempenho desejado seja alcançado, da mesma forma que um mapa de rodovias não significa que o viajante chegue ao destino desejado.

Preparando sua estratégia para implementação

Para as empresas que têm um plano em vigor, perder tempo e energia no processo de planejamento e depois não o implementar é muito desanimador. Embora o tópico de implementação possa não ser o mais empolgante para se falar, é uma prática de negócios fundamental e crítica para que qualquer estratégia seja estabelecida.

O planejamento estratégico aborda o quê e o porquê das atividades, mas a implementação trata de quem, onde, quando e como. O fato é que ambas as peças são fundamentais para o sucesso. 

Na verdade, as empresas podem obter vantagem competitiva por meio da implementação, se feito de forma eficaz. No conteúdo a seguir, você descobrirá como obter suporte para seu plano de implementação completo e de que maneira evitar alguns erros comuns.

Evitando as armadilhas de implementação

Como você deseja que seu plano seja bem-sucedido, siga este conselho e fique longe das armadilhas da implementação de seu plano estratégico.

Aqui estão os motivos mais comuns pelos quais os planos estratégicos falham:

  • Falta de propriedade: o motivo mais comum do fracasso de um plano é a falta de propriedade. Se as pessoas não tiverem participação e responsabilidade neste processo, tudo continuará como de costume para todos.
  • Falta de comunicação: o plano não é comunicado aos funcionários e eles não entendem como contribuem.
  • Atolados no dia a dia: proprietários e gerentes, consumidos pelos problemas operacionais diários, perdem de vista os objetivos de longo prazo.
  • Fora do comum: o plano é tratado como algo separado e removido do processo de gerenciamento.
  • Um plano esmagador: as metas e ações geradas na sessão de planejamento estratégico são muito numerosas, porque a equipe falhou em fazer escolhas difíceis para eliminar ações não críticas. Os funcionários não sabem por onde começar.
  • Um plano sem sentido: a visão, a missão e as declarações de valor são vistas como bobagens e não são suportadas por ações ou não contam com a adesão dos funcionários.
  • Estratégia anual: a estratégia só é discutida em eventos anuais de fim de semana.
  • Não considerando a implementação: a implementação não é discutida no processo de planejamento estratégico. O documento de planejamento é visto como um fim em si mesmo.
  • Sem relatório de progresso: não há método para rastrear o progresso, e o plano mede apenas o que é fácil, não o que é importante. Ninguém sente qualquer impulso para a frente.
  • Sem responsabilidade: responsabilidade e alta visibilidade ajudam a impulsionar a mudança. Isso significa que cada medida, objetivo, fonte de dados e iniciativa deve ter um proprietário.
  • Falta de capacitação: embora a responsabilidade possa fornecer uma forte motivação para melhorar o desempenho, os funcionários também devem ter autoridade, responsabilidade e ferramentas necessárias para impactar as medidas relevantes. Caso contrário, eles podem resistir ao envolvimento e propriedade.

É mais fácil evitar armadilhas, quando elas são claramente identificadas. Agora que você sabe o que são, é mais provável que salte por cima delas!

Cobrindo todas as suas bases

Como proprietário de uma empresa, executivo ou gerente de departamento, seu trabalho envolve certificar-se de que você está preparado para uma implementação bem-sucedida. Antes de iniciar este processo, avalie seu plano estratégico e como você pode implementá-lo, respondendo a algumas perguntas para se manter sob controle.

Reserve um momento para responder honestamente às seguintes questões:

  • Até que ponto você está comprometido com a implementação do plano para levar sua empresa adiante?
  • Como você planeja comunicar o plano para toda a empresa?
  • Há um número suficiente de pessoas com adesão para levar o plano adiante?
  • Como você vai motivar seu pessoal?
  • Você identificou os processos internos que são essenciais para avançar com o plano?
  • Você vai comprometer dinheiro, recursos e tempo para apoiar o plano?
  • Quais são os obstáculos para implementar e apoiar o plano?
  • Como você usará os recursos disponíveis e obterá o máximo de resultados com eles?

Certificando-se de que você tem o apoio

Muitas vezes esquecidos, são cinco os componentes principais necessários para apoiar a implementação: pessoas, recursos, estrutura, sistemas e cultura. Todos eles devem estar no lugar para mover da criação para a ativação do plano.

PESSOAS

O primeiro estágio de implementação de seu plano é ter certeza de ter as pessoas certas a bordo, colaboradores com as competências e habilidades necessárias para apoiar o plano. Nos meses seguintes ao processo de planejamento, expanda as habilidades dos funcionários por meio de treinamento, recrutamento ou novas contratações, para incluir as novas competências exigidas pelo plano estratégico.

RECURSOS

Você precisa ter fundos e tempo suficientes para apoiar a implementação. Frequentemente, os verdadeiros custos são subestimados ou não identificados. Os verdadeiros custos podem incluir um comprometimento de tempo realista da equipe para atingir uma meta, uma identificação clara das despesas associadas a uma tática ou estouros de custo inesperados por um fornecedor. Além disso, os funcionários devem ter tempo suficiente para implementar o que podem ser atividades adicionais que não estão sendo realizadas no momento.

ESTRUTURA

Defina sua estrutura de gerenciamento e linhas de autoridade apropriadas e tenha linhas de comunicação claras e abertas com seus funcionários. Definir um proprietário do plano e realizar reuniões regulares de estratégia são as duas maneiras mais fáceis de estabelecer uma estrutura. As reuniões para revisar o andamento devem ser agendadas mensal ou trimestralmente, dependendo do nível de atividade e do cronograma do plano.

SISTEMAS

Os sistemas de gerenciamento e tecnologia ajudam a acompanhar o andamento do plano e torná-lo mais rápido para se adaptar às mudanças. Como parte do sistema, crie marcos que devem ser alcançados dentro de um prazo específico. Um scorecard é uma ferramenta usada por muitas organizações, a fim de incorporar o acompanhamento do progresso e marcos.

CULTURA

Crie um ambiente que conecte os funcionários à missão da organização e que os faça sentir-se confortáveis. Para reforçar a importância de focar na estratégia e na visão, recompense o sucesso. Desenvolva algumas consequências positivas e negativas criativas para alcançar ou não a estratégia. As recompensas podem ser grandes ou pequenas, contanto que elevem a estratégia acima do dia a dia, para que as pessoas façam dela uma prioridade.

Determine o seu plano de ataque

A implementação de planejamento estratégico inclui várias partes diferentes e, às vezes, pode parecer que precisa de outro plano próprio. Mas você não precisa ir tão longe. Use as etapas abaixo como seu plano de implementação básico. Modifique-o para torná-lo seu próprio cronograma e se adequar à cultura e estrutura de sua organização.

  • Finalize seu plano estratégico, após obter a opinião de todas as partes envolvidas.
  • Alinhe seu orçamento às metas anuais com base em sua avaliação financeira.
  • Produza as várias versões de seu plano para cada grupo.
  • Estabeleça seu sistema de scorecard, para rastrear e monitorar seu plano.
  • Estabeleça sua gestão de desempenho e sistema de recompensa.
  • Divulgue seu plano para toda a organização.
  • Elabore todos os planos anuais do departamento em torno do plano corporativo.

Além disso, configurar reuniões de estratégia mensais com relatórios estabelecidos para monitorar o progresso e estabelecer datas de revisão estratégica anuais são medidas cruciais para iniciar o planejamento estratégico.

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