Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como executar orçamentos mais precisos com o SAP Business One

Um problema que leva muitas empresas a fecharem as portas é a falta de organização orçamentária. Entender como executar orçamentos mais precisos é fundamental para seguir um planejamento que proporcione a expansão dos negócios.

Embora em microempresas o orçamento ainda possa ser controlado usando planilhas e fazendo cálculos simples, à medida que os processos ficam mais complexos, torna-se necessário profissionalizar a execução orçamentária.

Nesse momento, é imprescindível adotar um software de gestão adequado. Então, continue a leitura e entenda a importância da gestão orçamentária para os negócios e como o SAP Business One pode ajudar na execução mais precisa do orçamento!

Por que a gestão orçamentária é tão importante?

O principal objetivo de uma gestão orçamentária profissional é garantir a saúde financeira da empresa e o crescimento sustentável dos negócios. Contudo, muitas empresas negligenciam a importância da gestão orçamentária, pois acreditam que ela representa um esforço desnecessário ou um engessamento da administração.

No entanto, essa é uma visão distorcida. Na verdade, propor um orçamento que antecipe despesas, custos, investimentos e receitas é uma das atividades mais importantes para o crescimento de uma empresa. Do contrário, todo o planejamento pode ir por água abaixo, caso uma despesa passe despercebida ou surja a necessidade de um gasto imprevisto.

Um orçamento não é criado para engessar os gastos, mas sim para que o exercício financeiro da empresa seja mais previsível e melhor administrado. Isso aumenta a capacidade de planejamento para expandir os negócios e as chances de realizar investimentos importantes, favorecendo a sustentabilidade financeira no médio e longo prazos.

Com uma gestão orçamentária profissionalizada, os gestores têm mais facilidade para identificar gastos desnecessários e promover economia de recursos, bem como para aproveitar oportunidades e realizar investimentos. Mas para que a gestão orçamentária seja realmente profissional e eficiente, é preciso contar com a ajuda da ferramenta certa.

Para demonstrar como é possível executar orçamentos mais precisos, a seguir, apresentamos algumas funcionalidades e diferenciais oferecidos pelo SAP Business One e BR One, solução desenvolvida pela Uppertools.

Como o SAP Business One e o BR One ajudam a executar orçamentos mais precisos?

Sendo o SAP Business One uma ferramenta que reúne diversas funcionalidades para gerenciar um negócio, vamos explicar como o sistema pode ajudar a executar orçamentos mais precisos. Acompanhe!

Visão abrangente dos custos

Para que o orçamento empresarial seja realmente um aliado da gestão financeira, é preciso que todos os custos sejam considerados e monitorados. Para isso, o SAP Business One conta com extensões e aplicativos que contemplam uma variada gama de gastos em empresas e centralizam essas informações para acompanhamento dos gestores.

No chamado “Plano de Contas”, os gestores encontram aplicações para lançamento e controle de ativos, patrimônio líquido, receitas, financiamentos, contas a pagar, pagamentos recebidos, folha de pagamento etc.

Assim, é possível ter uma visão abrangente dos custos operacionais e evitar possíveis problemas no fluxo de caixa, no pagamento de financiamentos, de funcionários e fornecedores.

Cálculo e fechamento do custo baseado no GGF

Uma das maiores dificuldades de empresas que estão se profissionalizando é calcular qual o custo real da produção para precificar corretamente produtos e serviços.

Para ajudar nessa questão, o SAP Business One e o BR One oferecem aos gestores uma ferramenta que facilita o cálculo e o fechamento dos custos baseando-se nos Gastos Gerais de Fabricação (GGF). Com isso, a empresa garante que os produtos e os serviços são precificados corretamente, eliminando possíveis prejuízos advindos de despesas e gastos não considerados.

A precificação correta pode representar ainda um diferencial competitivo para o negócio diante da concorrência no mesmo segmento.

Dados estratégicos

Por fim, hoje lidamos diariamente com um grande volume de dados, e as empresas que sabem como aproveitá-los têm mais capacidade de criar estratégias para aumentar o número de vendas e a margem de lucro.

São dados sobre vendas, clientes, concorrentes, desempenho financeiro, marketing etc. Mas para aproveitar o volume de dados recebidos, não basta guardar as informações. É preciso ter uma ferramenta adequada para processar e tratar os dados que levam aos insights que serão diferenciais na gestão da empresa.

Para isso, o SAP Business One oferece ferramentas que processam os dados e geram relatórios com foco nos aspectos considerados mais importantes para o desempenho financeiro. Assim, gestores têm mais embasamento para tomar decisões, promover mudanças e realizar investimentos.

Atualmente, o mais importante para que uma empresa consiga se destacar no seu segmento é dispor de uma ferramenta capaz de integrar e automatizar o trabalho de diferentes setores. E é exatamente isso que o SAP Business One trouxe para o mercado!

Se você quer entender melhor como executar orçamentos mais precisos e como o SAP Business One pode ajudar o seu negócio, entre em contato agora mesmo! Explique para nossa equipe quais são as necessidades da sua empresa e vamos ajudar você a resolver os seus problemas!