O investimento publicitário é uma das variáveis de maior transformação nos últimos anos. Hoje novas alternativas permitem personalizar o tratamento ao cliente: as redes sociais ou as lojas de e-commerce possibilitam que cada usuário opine, participe ou mostre suas preferências e desejos de consumo. Uma vantagem fundamental destes meios de expansão é seu custo, muito menor que o da publicidade gráfica, de rádio ou televisiva. Por esse motivo, são o aliado ideal das para se distinguir e alcançar uma visibilidade igual ou superior à das grandes empresas.
Segundo um estudo realizado por BIA/Kelsey, em 2010 as PMEs destinavam 52% de seu orçamento em publicidade aos meios tradicionais. Entretanto, em 2015, esse número baixará a 30% e 70% restante estará constituído por investimentos em marketing digital (publicidade móvel, cupons, redes sociais, e-mail marketing).
Através dos meios digitais, podem ser geradas estratégias para conseguir novos clientes e fidelizar os existentes. SAP oferece soluções integradas para PMEs que ajudam a potencializar estas capacidades.
Outros números interessantes do estudo: enquanto o investimento em meios tradicionais terão uma variação mínima (um aumento anual de 0,6%), o investimento em meios digitais crescerá de 1,7 milhões de dólares em 2010 a 4,6 milhões de dólares em 2015 (21,5% anuais).
O que esperar depois de 2015? Um aprofundamento ainda maior desta tendência, com os dispositivos móveis como as grandes estrelas. 2020 será um ano de conectividade absoluta e as PMEs inteligentes apostarão nos meios publicitários que lhes permitam se conectar genuinamente com seus consumidores por meio de um dispositivo móvel.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/como-as-pmes-do-futuro-investirao-em-publicidade-01214