As plataformas de mídias sociais possuem potencial para impulsionar todo tipo e tamanho de empresas. Entretanto pode ser difícil orientar seu uso para o benefício da organização.
Ainda que sejam administradas em diferentes escalas, as PMEs podem adotar algumas das estratégias que as grandes corporações utilizam nas redes sociais. Veja alguns conselhos para considerar:
– Esteja nos lugares corretos: As grandes empresas possuem recursos para conseguir uma ampla presença nas diferentes mídias sociais. Para compensar isso, as PMEs devem prestar atenção aos espaços sociais que tenham mais a ver com sua marca. Isso significa que, em vez de estar em todas as partes, é preciso cultivar uma comunidade em um ou dois espaços sociais.
– Cultive as comunidades de clientes: Além de compartilhar conteúdos interessantes, as PMEs devem dar um passo além e aproveitar a comunicação direta com seus clientes para escutar suas sugestões. Os responsáveis pelos canais de mídias sociais devem incentivar seus seguidores a compartilharem suas ideias, consultando-os sobre aspectos e serviços da empresa que poderiam ser melhorados, por exemplo.
– Esteja preparado para os desafios: Assim como as redes sociais podem ser uma fonte de benefícios, interação com os clientes e inovação para as PMEs, também possuem a capacidade de prejudicar a reputação de uma empresa. É necessário enfrentar o desafio com profissionalismo, diplomacia e sensibilidade diante das possíveis críticas que possam chegar através destes meios.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/como-as-pmes-devem-utilizar-suas-redes-sociais-01829