Ser competitivas: este é o objetivo de muitas PMEs hoje em dia.
Sobreviver no mercado não é uma tarefa simples e por isso é necessário que as pequenas e médias empresas otimizem seus processos para aumentar sua produtividade e, com isso, suas vendas. Mas o primeiro passo para atingir esse objetivo é conhecer o mercado em que se desenvolve a atividade da empresa.
Philip Kotler, economista e especialista de marketing, dizia:
“Existem muitas companhias que pensam de dentro para fora, em vez de fazê-lo de fora para dentro, isto é, estão centradas no produto e não no mercado.”
E tinha razão.
Para poder alcançar vantagens competitivas, é preciso levar em conta todos os fatores que possam afetar seu negócio: situação econômica, surgimento de novos produtos, competidores, segmentos, tendências do mercado e do público.
Existem cinco perguntas chave a serem respondidas:
- Quais são os critérios de compra do meu cliente?
- O que o consumidor pensa do meu produto ou serviço?
- Qual é o posicionamento atual da minha marca?
- Qual é meu lugar no mercado?
- Quem é a minha concorrência?
São informações essenciais, e que estão mais acessíveis graças às novas tecnologias.
Com as ferramentas analíticas da SAP e as soluções para PMES, é possível ter informação atualizada sobre a empresa, os consumidores e o mercado de forma instantânea.
Desta forma, você poderá tomar melhores decisões, presentes ou futuras, sobre questões mercadológicas, operativas ou financeiras. Também aumentará a velocidade de reação ante as mudanças do mercado, otimizará seus recursos e será capaz de planejar as estratégias adequadas para se diferenciar do resto.
Não subestime o poder da informação, ela é a base para o desenvolvimento e crescimento de suaPME.
Fonte:http://blogs.sap.com/brazil/pmes/cinco-perguntas-deve-saber-responder-crescer