Cibersegurança na Indústria 4.0: qual a importância e como garanti-la?

tecnologias disruptivas
Veja o que são tecnologias disruptivas e seus impactos!
8 de abril de 2020
Do High Tech ao Higher Touch
23 de maio de 2020
cibersegurança na indústria 4.0

Com o surgimento da indústria 4.0 uma série de novas ferramentas, culturas organizacionais e metodologias de trabalho foi criada. Para tanto, foram utilizadas as mais avançadas tecnologias, demandando, portanto, mais preocupação com a cibersegurança.

Apesar da grande preocupação essencial quanto a esse fator, muitos empresários não ainda não dão a devida atenção para ele, alguns, especialmente, por não conhecerem o conceito e a importância da cibersegurança.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe-nos nesta breve leitura!

Indústria 4.0: um breve panorama no Brasil e no mundo

A indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, é um movimento que ganhou o mundo. As três primeiras etapas foram marcadas por profundas mudanças, entre elas, a aplicação da eletricidade, o início da utilização de máquinas para a produção em série, presença da tecnologia nos processos produtivos até chegar ao momento atual.

Nesta quarta etapa, estamos diante de uma verdadeira revolução que já está acontecendo. Nela, testemunhamos a utilização mais massiva da tecnologia, de modo que esta se mistura com o mundo físico, integrando os diversos mecanismos e ferramentas como se fossem todos parte de um mesmo sistema.

Entre as principais novidades temos a utilização de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, entre outras ferramentas. No Brasil, um país bastante desenvolvido em termos industrial, já vemos tais mudanças atingindo as empresas.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, lançou um site para que os empreendedores possam acompanhar as novidades e mudanças da indústria 4.0, demonstrando os impactos, desafios e demais informações importantes para o empresário do ramo industrial.

A cibersegurança na indústria 4.0

Agora que você entendeu como vem ocorrendo o funcionamento da indústria 4.0 no Brasil, mostraremos o que é a cibersegurança e como ela deve ser aplicada nos empreendimentos a partir do surgimento desse novo conceito.

Conceito de cibersegurança e sua importância

A cibersegurança não é um conceito tão novo como o da indústria 4.0. Ele já vinha sendo utilizado há anos para definir procedimentos e práticas tecnologias que visam garantir a segurança de dados e informações digitais contra a prática ilícita de pessoas mal-intencionadas contra computadores, redes, programas e dados de uma empresa.

Os riscos que envolvem esses elementos são discutidos no mundo inteiro, não apenas por empresas, mas também por governo e organizações importantes em todo o mundo. Afinal, até mesmo a mais lícita das atividades precisa, em certos momentos, ser mantida em sigilo por questões administrativas e, simplesmente, por desejo dos gestores de algumas empresas que não necessitam divulgar seus dados.

Além disso, muitas empresas detêm informações de terceiros e que podem ser pessoais e intransferíveis, tais como: dados de funcionários, clientes e fornecedores. A divulgação destes pode acarretar prejuízos gigantescos para uma organização, inclusive, levando a ter problemas na Justiça.

A cibersegurança na indústria 4.0 garante os seguintes benefícios:

  • protege contra perdas parciais ou totais de dados;
  • evita o roubo de senhas, identidade e dados bancários;
  • previne o sequestro de dados ou informações sigilosas;
  • protege a empresa quanto à manipulação de dados corporativos e;
  • evita a propagação de SPAM ou mensagens indesejadas entre os empregados do negócio.

O surgimento da necessidade do investimento em cibersegurança na indústria 4.0

Durante alguns anos, especialmente, no período de vigência da Terceira Revolução Industrial, quando havia a utilização da tecnologia, mas não de forma tão massiva quanto atualmente, muitos empresários deixavam de lado esse tipo de segurança, afinal, nem todos os dados e informações eram devidamente manipulados e tratados utilizando a tecnologia.

Entretanto, diante do cenário de tantos ataques a empresas e, até mesmo, governos de países considerados potências mundiais, os empresários abriram os olhos para a importância e necessidade da cibersegurança, especialmente, com a disseminação da indústria 4.0 no mundo.

Com esse novo conceito, as empresas não podem mais ficar à mercê de ataques que podem, simplesmente, parar a produção e gerar prejuízos enormes à organização como um todo. Por esse motivo, os empresários passaram a implementar a cibersegurança em seus empreendimentos industriais e utilizando, para tanto, as mais modernas e avançadas ferramentas tecnológicas.

Medidas para garantir a cibersegurança

Agora, depois de entendido o conceito e a importância da cibersegurança, você deve estar pensando: como implementar esse processo em minha empresa? A resposta para isso é bem simples, utilizando a mesma ferramenta que demandou a necessidade da cibersegurança, a tecnologia, além de outras medidas.

A primeira ação que deve ser tomada é a adoção de uma política interna de segurança. Esse procedimento deve ser proposto para orientar todos os empregados a adotarem medidas que garantam a segurança do negócio, bem como evitar ataques e o surgimento de outros problemas.

Em seguida, destacamos a utilização massiva de ferramentas tecnológicas que garantem a cibersegurança. A primeira delas é o controle de acessibilidade. Os sistemas já possuem esse tipo de segurança. Ele pode ser feito atribuindo um código e senha para cada um dos colaboradores que têm acesso a dados e informações do negócio.

Além disso, esse acesso deve ser limitado, ou seja, um empregado com acesso à emissão de notas fiscais, por exemplo, não pode acessar as informações sobre estoque ou financeiro. Isso não significa que a empresa desconfie de seus empregados, mas, sim, evita que possíveis erros sejam cometidos e coloquem os dados organizacionais em risco.

https://promo.uppertools.com.br/e-book_industria_4_0

Além disso, você também pode utilizar algumas ferramentas mais avançadas que detectam invasores e eliminam possíveis riscos de sequestro de dados ou invasões que podem prejudicar a produção do negócio ou espalhar informações sigilosas da empresa na internet, causando problemas graves para o empreendimento.

Como você pôde perceber, a cibersegurança na indústria 4.0 deve ser um ponto a ser amplamente observado por todos os empresários deste ramo e, para garantir a sua eficiência, é crucial a utilização das ferramentas tecnológicas mais avançadas e modernas da atualidade.

Gostou deste artigo? Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Teremos imensa satisfação em mostrar como esse conceito pode ser aplicado em seu negócio.