Esses benefícios também não atingem apenas negócios de grande porte e multinacionais. Os pequenos e médios empreendedores podem ter maior visibilidade dos seus próprios processos, dos clientes, dos parceiros e do mercado em geral. Com isso, têm a oportunidade de elaborar estratégias para atingir melhor o público-alvo, otimizar tarefas e criar ações de vantagem competitiva.
Quais são os impactos do Big Data?
São vários os impactos trazidos por essa tecnologia dentro de uma indústria. Por isso, é preciso planejar diversos pontos para que a estratégia tenha sucesso.
A coleta
O
Big Data coleta informações de diversas fontes diferentes. Há alguns dados que são simples de coletar — os chamados dados estruturados. Eles já estão presentes em tabelas de bancos de dados e apresentam identificação sobre o assunto e as relações entre si.
Eles estão presentes em diversos locais fundamentais para os negócios, como os
Sistemas de Gestão da sua empresa (ERPs) e outros softwares. Portanto, basta que o sistema de Big Data saiba ler a linguagem padronizada daquele banco para que a coleta seja feita em poucos segundos.
Por sua vez, há dados particularmente desafiadores — os chamados dados não estruturados. Eles não apresentam identificação certa nem um padrão. Assim, as ferramentas de Big Data precisam interpretá-los para retirar dali as informações que o usuário precisa.
Elas podem estar presentes em textos, imagens, gráficos, entre outros. Esse é o caso de páginas da Internet, interações em redes sociais, ferramentas de analytics de buscadores, entre outros.
Atualmente, o Big Data é o grande responsável por obter e transformar esses dados não estruturados em informações úteis para os negócios. Eles são relevantíssimos para a sua estratégia: afinal, sem o Big Data, insights valiosos contidos neles são perdidos. Por conta disso, nessa pesquisa, 95% das
empresas americanas os veem como um desafio que precisa ser superado para crescerem.
A mineração
Depois disso, começa o processo de mineração, que consiste em selecionar, entre os dados coletados, aqueles que oferecem melhores insights para o negócio — os demais são descartados. Isso evita a sobrecarga da sua capacidade de TI e traz muito mais foco na hora da análise.
Por quê? Hoje em dia, as pessoas produzem
2,5 quintilhões de dados por dia. Isso significa cerca de 5 bilhões de gigabytes de informações potencialmente valiosas. Sendo impossível coletar e utilizar todas, é preciso contar com uma ferramenta capaz de fazer uma varredura genérica mais focada e, depois disso, selecionar apenas as informações relevantes para o negócio.
A análise
Por fim, a análise será feita de acordo com os parâmetros requisitados pela sua empresa em relação a indicadores e relatórios desejados. O cálculo e a apresentação gráfica serão feitos de forma automatizada. Todos esses processos que explicamos anteriormente são feitos em segundos e atingem até dezenas de gigabytes de dados. Assim, as informações oferecidas são em tempo real.
Por esse motivo, no mundo, mais de
53% das empresas de todos os portes estão utilizando o Big Data. Nos negócios com mais de 5.000 empregados,
esse número chega a 70%. Já nos pequenos e médios empreendimentos, é de 43%.
Por esse motivo, um dos principais trabalhos para aplicar o Big Data na indústria é fazer um excelente planejamento. Nesse ponto, mais do que um mero fornecedor de software e capacidade de TI, sua empresa deve buscar um parceiro completo. Ele também precisa oferecer assessoria e consultoria de TI, implementar a tecnologia, disponibilizar suporte e treinamento, entre outras ações.
Como ter sucesso na estratégia de Big Data?
Esse parceiro vai buscar compreender quais são suas dores e demandas com a implementação da tecnologia. Mais do que os problemas que você quer resolver ou otimizar, como redução de custos operacionais ou atração de clientes, ele vai ajudá-lo a desenhar as missões do seu negócio que estão por trás dessas metas.
Eles são mais profundos e podem envolver: melhorar os custos operacionais em comparação aos concorrentes, oferecer uma experiência única e memorável ao cliente, automatizar tarefas, entre outras coisas.
Desse modo, o fornecedor poderá indicar outras soluções de Big Data, que podem ajudar a resolver problemas gerais que comprometem a conquista dos seus objetivos corporativos, como