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As redes sociais têm uma mensagem para sua empresa

As áreas de Marketing e Vendas precisam hoje de informação com alto valor agregado, ou seja, conhecer cada vez melhor os perfis e anseios dos clientes, e em tempo real. A boa notícia é que na nuvem tudo é possível.

Dizem que as vendas são o coração da organização. Mas as áreas responsáveis por gerá-las – Marketing e Vendas – parecem dedicar mais tempo à recopilação de dados e a sua interpretação do que ao desenvolvimento de estratégias eficientes e de alto impacto, ou seja, práticas antigas em tempos modernos.

Hoje, os consumidores estão mais informados e valorizam mais uma experiência de compra intimista do que uma mensagem corporativa. O tempo em que as marcas conhecidas ditavam o que e quando comprar ficou para trás. Atualmente, a internet é uma ferramenta de grande ajuda para buscar informações sobre marcas e novos produtos.

Porém, como saber onde colocar as mensagens? Como se dirigir a essa nova geração de consumidor conhecida como “prosumer (termo que surgiu da Web 2.0 e resulta da contração de dois outros “Producer” com “Consumer”)? Quais são e onde se encontram realmente as necessidades (e sonhos) do consumidor em relação a nossa oferta? E sobre tudo como nos diferenciamos de nossos concorrentes por meio das experiências de compra? Estes são os questionamentos presentes no dia a dia dos gestores destas áreas.

O fato é que trabalhar com Marketing e Vendas está cada vez mais complexo, pois é fundamental identificar qual é o melhor canal de vendas e como atuar nele, pois as formas de abordagem são diferentes e existem tantos canais de comercialização (lojas, e-Commerce, call centers, e-mails, celulares, redes sociais, etc.).

Este último, as mídias sociais exige cuidado redobrado para interagir, sem invadir, com a criação e intercâmbio de informações relevantes para cada cliente, de modo que a mensagem e o posicionamento da empresa se integrem ao dia-a-dia dos consumidores. Isto requer a estruturação de um ambiente de trabalho flexível, poderoso e, sobre tudo, móvel.

Abrir a possibilidade das áreas de Marketing e Vendas armazenaram, processarem e obterem análises e relatórios na a nuvem significa incorporar uma série de habilidades vitais às suas operações para encarar os desafios do novo ambiente de negócio.

Com uma solução de Customer Relationship Management (CRM) na modalidade cloud computing, seus integrantes não apenas obtém exatamente a informação necessária para alcançar seus objetivos, mas também podem levá-la a qualquer lugar e utilizá-la em tempo real nos seus dispositivos móveis. Isso aumenta a produtividade e garante resultados.

Na nuvem, estas áreas podem atuar de forma colaborativa, se comunicando em uma linguagem única com uma interface intuitiva e completamente familiar, o que se traduz em maior produtividade sem aumentar os custos de capacitação ou ter de ampliar a inteligência de negócios com investimentos vultosos. Sendo interessante contatar que as redes sociais respondem.

O poder do CRM potencializa-se na nuvem devido à capacidade que se adquire de exibir dados, tendências, mapas – analisados de antemão e transformados em áreas de vendas e perfis por cliente; calendários com compromisso, conforme demandas específicas, localização de clientes e dados interpretados. Em um computador? Não! Hoje, estes dados estão disponíveis nos dispositivos móveis.

Para concluir, a opção pela operação dos sistemas de gestão de relacionamento com os clientes na nuvem resultam em:

  • Gestores melhor informados, porque a partir de uma interface única, poderão decidir qual informação compartilhar e quem terá acesso a determinados dados; gerenciar o crescimento das vendas a nível global e local, e administrar o fluxo de informação proveniente de Facebook, Google +, Twitter e outras redes sociais.
  • Presença 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma comunicação fluída entre as áreas e com o público-alvo, tendo capacidade para criar, implementar e atuar de maneira pontual e conforme demandas publicitárias e de vendas, além de poder monitorar de forma personalizada a reação e mudanças dos consumidores.
  • Análise robusta: Métricas-chave interpretadas com base nas melhores práticas por indústria; relatórios em tempo real, sob uma fonte única de informação na linguagem das áreas, bem como interpretação das métricas-chave dos concorrentes.

Diante do cenário atual, não há mais desculpa ou tempo a perder, é preciso aperfeiçoar as relações e comunicações com os clientes para oferecer experiências mais satisfatórias e quem sabe surpreendentes.

Afinal, só uma postura proativa e eficaz permitirá o crescimento consistente dos negócios, com conquista de clientes mais fiéis e engajados, como exige o mundo 2.0.

Fonte: http://www.baguete.com.br/artigos/04/12/2013/as-redes-sociais-tem-uma-mensagem-para-sua-empresa