Todos já escutamos que algumas empresas restringem o uso do Facebook e Twitter no horário de trabalho. Porém, longe disso, cada vez mais as companhias que permitem o uso de redes sociais, ou inclusive apostam nisso, criam plataformas próprias para seu uso interno.
Em um artigo publicado por iProfesional é citado o caso da Telecom Argentina, que em 2011 desenvolveu sua própria plataforma de microblogging, Tecotwitt para que seus funcionários pudessem compartilhar projetos, ideias e preocupações habituais.
De acordo com o depoimento do especialista em comunicação interna e organizacional, Alejandro Formanchuk, “as redes sociais impactam no núcleo do poder das organizações, já que tornam acessível o diálogo horizontal, imediato e gratuito.”As mensagens internas das empresas estão deixando de ser unilaterais para se tornarem ganchos de conversas. Com respeito às mídias sociais, adverte: “se a rede social interna é digitada, censurada, tendenciosa, não despertará interesse em ninguém, independentemente da idade. Ao contrário, se é aberta e percebe-se a franqueza e a agilidade de diálogo, poderá formar um campo de energia de grande interação e dinamismo.”
Os murais nos corredores estão ficando para trás e sendo substituídas pelas conversas através da web 2.0.
Sua companhia já usa as redes sociais para dialogar com seus empregados?