A globalização já é uma prioridade para as pequenas e médias empresas de todas as indústrias e países ao redor do mundo.
Segundo um estudo da Oxford Economics em parceria com a SAP, o crescimento global é um elemento chave para ter sucesso. Nos próximos anos as PMEs esperam gerar rendas internacionalmente e agir com mais frequência no mercado estrangeiro.
Para continuar vivo nos negócios mundo afora, as empresas precisam se transformar e conservar uma mentalidade inovadora para seguir o ritmo do mercado.
As PMEs respondem a este desafio com as mais variadas estratégias. A maioria das empresas latinoamericanas que participaram do estudo citaram a redução dos custos, a inovação e a melhora do rendimento como os esforços mais importantes. Seguidos de perto pela expansão do desenvolvimento de produtos e serviços, principalmente nos mercados emergentes. Nos menos desenvolvidos, tendem a enfocar no fortalecimento da relação com os consumidores.
Em geral, a mentalidade global é mais forte nas empresas que já estão no mercado a pelo menos sete anos, já os negócios mais novos preferem mirar uma expansão local.
Os números refletem o crescimento da globalização das pequenas e médias empresas; 75% das PMEs que participaram do estudo geram lucros fora do seu mercado habitual. As empresas asiáticas são as mais avançadas neste sentido. Em três anos, apenas 4% das suas organizações terão lucros domésticos.
Hoje em dia os negócios não tem fronteiras. Está nas mãos dos empreendedores apostar no crescimento global das empresas e aventurar-se em novos mercados.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/pmes/pmes-estao-ganhando-mundo-2306