Oportunidades e consumo em expansão. Estes dois fatores foram levados em conta para chegar à lista das cidades mais promissoras para abrir uma franquia. A pesquisa, elaborada pela consultoria Rizzo Franchise e divulgada com exclusividade por Exame.com, lista os 200 melhores mercados para franquias.
O levantamento considera nove ramos de atuação (educação, livrarias, automotivo, infantil, hotelaria, construção, saúde e beleza, alimentação e acessórios pessoais) e mostra quais são as melhores oportunidades em cada uma das cidades analisadas. “Olhamos o índice potencial de consumo de cada localidade, comparado com os negócios disponíveis nos nove setores. Quando tem índice maior do que a oferta local, entra no ranking”, explica Marcus Rizzo, que coordena a pesquisa.
No topo da lista, está São Paulo. Vale lembrar que apenas o resultado da pesquisa não basta para o empreendedor abrir uma franquia na região. “As pessoas devem escolher uma franquia pela identificação com a atividade e não só porque existem oportunidades de mercado local”, alerta Rizzo.
Confira as 50 cidades mais bem colocadas no ranking e os setores com melhores oportunidades em cada uma delas.
1. São Paulo (SP)
Entre as dez maiores cidades do mundo, São Paulo lidera a lista e é um dos principais mercados para franquias no país. Segundo dados da ABF, a capital paulista concentra 17,5% das unidades do país.
2. Rio de Janeiro (RJ)
Uma das principais economias do país, a cidade será palco de dois eventos mundiais: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016. No ano passado, os investimentos na cidade chegaram a 5,2 bilhões de reais.
3. Brasília (DF)
Brasília passou do quarto para o terceiro lugar no ranking. Segundo a ABF, 2,5% das unidades do país estão na cidade. Hoje, marcas com foco na classe média alta se desenvolvem melhor na região.
4. Belo Horizonte (MG)
De acordo com dados da prefeitura de Belo Horizonte, o setor de comércio e serviços da representa 58,7% da participação no PIB da capital mineira. A cidade caiu uma posição em relação a pesquisa anterior.
5. Salvador (BA)
Do sétimo para o quinto lugar, Salvador é a primeira cidade do Nordeste a aparecer no ranking. Hoje, segundo a ABF, a capital da Bahia responde por 2,1% das franquias do país.
Confira a lista completa em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-50-melhores-cidades-para-abrir-franquias-no-brasil#6