“Não é porque somos pequenos que não podemos pensar grande” disse Ismael Akiyama, CEO da Akiyama.
A empresa, que foi fundada em 2005 com o intuito de atender a demanda em biometria no Brasil, começou a sua caminhada dentro do mercado com apenas três funcionários. Desde o início de seus trabalhos, a Akiyama sempre adotou práticas inovadoras dentro da empresa, como governança corporativa, transparência e gestão por resultados, que são comportamentos que acompanham a empresa até hoje.
Segundo Marlon dos Santos, Diretor de Controladoria da Akiyama, para uma empresa ser considerada um “pequeno gigante” é preciso ter inovação, não apenas nas atividades da empresa, como também no sangue dos funcionários.
Em 2010 a empresa deu início ao seu processo de inovação, partindo de uma gestão por indicadores que logo trouxe resultados e benefícios para as finanças da empresa, além de trazer novos conceitos para dentro do negócio.
A gestão por indicadores permitiu que os dados extraídos da contabilidade, como fluxo de caixa e orçamentos, fossem cruciais em análises dinâmicas dos processos da empresa. Com isso a empresa se tornou mais eficiente, facilitando a tomada de decisões.
“Na prática nós enxergamos não só o passado, mas também o futuro com essa dinâmica de informações” disse dos Santos.
Em 2011 a empresa deu outro grande passo no seu processo de inovação com a governança corporativa. Foi formado o conselho construtivo dentro da empresa, no qual bimestralmente as informações da empresa são analisadas, trazendo mais segurança, eliminando riscos e conflitos dentro das sociedades e facilitando na tomada de decisões cruciais dentro da empresa.
Na área comercial, a empresa usa como principal indicador a quantidade de investimentos na área de inovação e o retorno e o impacto que isso traz para dentro do negócio.
Uma ferramenta fundamental para o processo de inovação da Akiyama foi o SAP Business One, responsável pelas análises de dados da empresa, pela integração dos processos facilitando a tomada de decisões cruciais para o futuro dos negócios.
Para se tornar um gigante de fato, a Akiyama foca em três pontos fundamentais: internacionalização da empresa, governança corporativa e parcerias estratégicas.
A Akiyama começou pequena, mas sempre sonhou grande. E para você, qual o tamanho do seu sonho?
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/pmes/akiyama-pequeno-gigante-2331