A agência JWT Brasil lançou um site que avalia popularidade das marcas mais valiosas do mundo no Twitter em tempo real, o The Most Tweeted Brands (MTB).
Utilizando o ranking anual BrandZ, da Millward Brown, a plataforma rastreia a popularidade das empresas considerando todas as menções feitas em mais de 200 países.
São processados em média mais de dois milhões de tuítes em todo o mundo para as marcas monitoradas por dia.
Ao todo são 149 marcas, incluindo nesse número as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil.
Conforme a agência, a Petrobras é a única marca brasileira que está presente em ambos os rankings da BrandZ.
Dentro da rede social de 140 caracteres, a marca que os brasileiros mais mencionam é o Facebook, com uma média de 35% do total de tuítes. O país é o que mais fala sobre Facebook, com 13% do total de tuítes.
As marcas que se destacam constantemente na briga pelo segundo lugar são Apple, Google, Amazon, Samsung e Disney.
Já IBM, a segunda mais valiosa, não costuma ficar entre as 20 mais comentadas do Twitter. A Microsoft alcançou o 3º lugar no ranking geral quando lançou o Windows 8.
As informações podem ser visualzadas pelo ranking das mais mencionadas, por país e ainda por região.
Segundo a agência, o próximo passo é oferecer diferentes opções de customização, como um maior histórico de menções e análises qualitativas.
Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/12/12/2012/agencia-cria-medidor-de-grandes-marcas-no-twitter