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A importância de realizar uma avaliação por competência

A avaliação por competência é a base de qualquer processo de revisão de performance dos colaboradores. Diferente de avaliar simplesmente o desempenho, ela é feita com os requisitos específicos de cada função, relacionando o rendimento do profissional às competências desejadas para determinado cargo. 

Competência é definida como a aplicação de conhecimentos, habilidades e comportamentos usados ​​no desempenho de tarefas específicas. Normalmente, é um dos principais atributos a ser analisado em uma avaliação de desempenho de um colaborador

Uma avaliação por competência, no entanto, significa avaliar as capacidades de um funcionário em relação aos requisitos de seu trabalho. O objetivo é identificar quaisquer problemas com o desempenho de um funcionário e corrigi-los antes que afetem a qualidade do trabalho ou o atendimento ao cliente. 

Os requisitos reais de uma função nesta avaliação são chamados de modelos de competência. Eles fornecem uma visão geral das principais tarefas e habilidades mais críticas para que a função seja bem-sucedida. Essa descrição mais completa pode ser fornecida em uma análise de tarefas de trabalho tradicional.  

Em linhas gerais, uma avaliação por competência mede “como” e o “que” um funcionário faz, a fim de identificar comportamento, tarefas e habilidades. Quando o nível de proficiência do colaborador é definido, ele pode ser comparado com a qualidade que se deseja alcançar, ajudando as empresas a reconhecer a proficiência ou lacunas de habilidade para cada função e especialidade. 

OS BENEFÍCIOS DE CONDUZIR UMA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA 

Embora uma das prioridades da empresa seja ficar de olho em como seus funcionários estão trabalhando e monitorar qualquer lacuna de habilidade que possa causar problemas no futuro, há vários benefícios importantes em introduzir avaliações de competência. Veja os principais:

 

1. Quantificando o tamanho das lacunas de habilidades.

Pode ser difícil ignorar as lacunas de habilidades quando elas estão causando prejuízos aos negócios. Mas a maioria das organizações não tem conhecimento da quantidade e do tamanho real de todos os gaps de habilidades em sua força de trabalho. 

As decisões que os líderes da empresa tomam orientam o futuro da empresa. Porém, quando não há dados de avaliação por competência ou análises de lacuna de habilidade, não é possível traçar um objetivo de sucesso. 

O processo de avaliação por competência lança uma luz sobre as áreas que podem estar com deficiência, ajudando a entender totalmente a capacidade organizacional da empresa e a tomar as melhores decisões possíveis para o negócio. 

 

2. Informando ações futuras.

Se a função dos líderes se concentra em aprendizado, talento e eficácia, uma avaliação por competência pode ajudar a eliminar o gap de dados e estabelecer uma cultura de aprendizagem para que a atualização e a requalificação possam acontecer continuamente. 

Garantir que todos os colaboradores tenham as habilidades necessárias para realizar suas tarefas atuais e futuras é imprescindível. Entretanto, é impossível navegar e, em seguida, mitigar quaisquer lacunas de habilidades existentes de forma eficaz, se não houver informações para obter uma visão geral. 

Com os dados acumulados de um processo de avaliação por competência, também é possível atrelar profissionais de alto desempenho em uma habilidade específica com outros que apresentam lacunas. 

Além disso, um sistema de avaliação por competências também ajuda a melhorar a estratégia de aquisição de talentos, uma vez que você pode identificar as áreas de habilidades que faltam à organização, e a contratar novos funcionários com essas aptidões para preencher tais lacunas. 

 

3. Melhoria consistente de condução.

Uma estratégia de avaliação por desempenho sólida envolve mais do que uma única abordagem de análise. Especialmente hoje, a mudança organizacional está ocorrendo cada vez mais rapidamente, pois, quando se requalifica um funcionário, algumas de suas habilidades recém-aprendidas já se tornam obsoletas. 

O futuro do mundo dos negócios está começando a girar em torno de uma reinvenção contínua de habilidades e avaliações de competências consistentes, voltadas para os novos ciclos.

O direcionamento da capacidade em uma organização começa quando se cria um ciclo de avaliação de pessoas, focado em seu desenvolvimento contínuo e na reavaliação das habilidades e tarefas, fornecendo uma imagem atual e constantemente atualizada de suas capacidades. 

Assim, os gestores podem impulsionar o crescimento real da organização.

 

COMO FAZER UMA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA 

Uma avaliação por competência bem-sucedida passa por três elementos cruciais: 

 

1- Um modelo de competência, baseado em funções para avaliar os indivíduos. 

2- Sistema de avaliação por competência que facilitará o dimensionamento, a privacidade e a análise de capacidade do processo. 

3- Plano de aprendizagem personalizado para criar e promover estratégias de ação de qualificação e requalificação individuais para os funcionários.  

 

É possível implementar uma avaliação por competência com apenas um dos dois primeiros elementos, mas ter todos os três no lugar antes de prosseguir produzirá os melhores resultados. 

Contudo, a principal lição deve ser a importância de se ter um sistema sólido de avaliação. Historicamente, o uso de ferramentas básicas, como planilhas ou arquivamento manual, apresenta um risco muito maior de violação de privacidade ou falta de controle global. 

Especialmente para empresas maiores, o volume de dados de inventário de habilidades será significativo. Portanto, as organizações precisam de um sistema que possa agilizar a análise para criar visualizações de dados, a fim de ter resultados.

 

Conclusão

O crescimento organizacional depende do progresso individual, mas, para que os funcionários sejam capazes de realizar suas tarefas tão bem quanto se espera, eles precisam ter autoconsciência sobre as áreas em que há gaps ou deficiência.

Por terem um processo em vigor que possa sistematicamente destacar essas lacunas, os funcionários têm muito mais probabilidade de acreditar no fato de que há uma ação que eles mesmos precisam tomar, caso desejem progredir na empresa. 

Portanto, é imprescindível implementar um método de avaliação de desempenho que forneça continuamente as ferramentas necessárias para aprimorar e requalificar os funcionários da maneira certa, alinhando suas competências com as necessidades do negócio. 

Assim, toda empresa terá chance de colocar cada pessoa no caminho do aprendizado e crescimento contínuos.   

 

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Desse modo, as empresas podem medir as habilidades, conhecimentos e comportamentos específicos do cargo em relação ao desempenho real do funcionário, simplificando seu processo de avaliação por competência e extraindo os principais resultados sem se perder nas minúcias. 

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