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8 vantagens da gestão de vendas por CRM

Em um cenário cada vez mais tecnológico, as empresas já perceberam o potencial das soluções de TI para otimizar suas decisões e contribuir com operações e estratégias melhores em seu negócio. Entre as diversas possibilidades do mercado, fazer a gestão de vendas por CRM é uma das mais interessantes — e que qualquer organização pode aproveitar.

Os softwares ou sistemas CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com Cliente, em tradução literal) são uma das soluções mais conhecidas hoje entre as empresas do mundo todo. E, quando usados pelo time de vendas e marketing, eles garantem diversos benefícios para sua operação.

Para aproveitar todas essas vantagens, entretanto, é necessário escolher bem a ferramenta contratada, além de saber aproveitar todas suas possibilidades. Também é preciso entender que a plataforma, por si só, não gera resultados — é necessário usá-la de forma estratégica para isso.

Então, para lhe ajudar, trouxemos aqui 8 vantagens que a gestão de vendas por CRM garante para o seu negócio. Continue lendo para saber como tirar o máximo proveito dela!

1. Apresenta uma visão completa do setor de vendas

A primeira vantagem da gestão de vendas por CRM é a possibilidade de ter uma visão completa de tudo que acontece nessa área. Assim, você consegue acompanhar o desenvolvimento de todos os clientes, bem como a performance de cada estratégia aplicada.

Nesse sentido, uma boa solução também apresenta um dashboard com métricas importantes para avaliar a evolução de cada ação, como indicadores de resultados e insights para tomadas de decisão.

Outra possibilidade é avaliar o desempenho de cada membro do time, acompanhando seus resultados e metas. Essas informações facilitam o processo de decisão de promoções, bônus e até demissões que otimizam o trabalho da área.

Indo mais além, uma solução bem desenvolvida ajuda a acompanhar a cadeia de distribuição de produtos, acompanhando as tendências dessa área e ajudando o time de vendas em suas decisões.

2. Facilita à análise de BI Analytics e a tomada de decisão

Como dissemos, o CRM apresenta uma série de indicadores e métricas que facilitam a tomada de decisão dos gestores e até dos funcionários da área de vendas. Todas essas informações são fundamentais para otimizar as análises de BI Analytics da área, gerando previsões e estratégias cada vez mais acertadas.

Além disso, o CRM permite a geração de relatórios completos, com dados que podem ser importados e integrados a outras soluções de BI Analytics, facilitando ainda mais essas atividades.

3. Garante mais poder gerencial aos líderes de vendas

Com toda essa visão completa da área, os líderes de venda conseguem ser muito mais assertivos em suas decisões.

Os relatórios do CRM oferecem meios para que eles avaliem de forma bem precisa o desempenho da sua força de venda, comparando indicadores e encontrando pontos de melhorias em cada estratégia. E tudo isso com acesso simplificado a sistemas on-line, sem a necessidade de consultar pessoas para receber dados.

4. Melhora o relacionamento com os clientes ativos

Outra vantagem de usar um sistema de CRM é a possibilidade de melhorar o relacionamento com os clientes ativos, gerando mais satisfação e incentivando a sua lealdade.

Isso acontece porque ele permite a organização e a automatização de muitas atividades que impactam nesse relacionamento, como o envio de comunicados, a manutenção de produtos e serviços, a resposta a dúvidas e até a própria efetuação de vendas.

A plataforma também facilita a compreensão das necessidades e comportamentos padrões dos clientes, fazendo com que os contatos e ações de comunicação sejam realizados de forma personalizada.

5. Aumenta do ticket médio dos clientes

Mais um benefício gerado pela coleta de dados é a possibilidade de aumentar o ticket médio dos clientes. Afinal, os vendedores terão em mãos todo o histórico de compras de cada pessoa, suas preferências e possíveis opções que podem lhe interessar.

Tudo isso, como dissemos, poder ser usado para criar uma comunicação personalizada com o cliente — o que também otimiza as ofertas e negociações feitas pelo vendedor.

Uma prática muito indicada nesse sentido é o treinamento dos colaboradores, para que eles saibam consultar esses históricos de compras e oferecer produtos complementares, ou upgrades daqueles que o lead já possui.

6. Integra melhor os times de marketing e vendas

Vale destacar que o uso da gestão de vendas por CRM também facilita a comunicação interna, entre os times de vendas, e até entre eles e equipes externas, como o marketing e suporte. Isso acontece porque não será necessário se deslocar ou fazer ligações para acessar as informações — tudo estará registrado no próprio sistema.

Melhorando essa comunicação, a integração entre os times de marketing e vendas também é facilitada. Afinal, compartilhando do mesmo acesso a dados e insights, os profissionais de ambas áreas tomarão suas decisões com base nos mesmos critérios.

7. Permite integração com outros sistemas e áreas

Um bom CRM também permite que seus dados sejam integrados com outros sistemas da organização — como um ERP, por exemplo. Dessa forma, todos os processos são automatizados, e as informações disponibilizadas aos líderes e tomadores de decisão se tornam bem mais completos.

8. Gera maior competitividade para o negócio

Por fim, todas as vantagens citadas até aqui levam ao principal objetivo de qualquer negócio: o aumento da sua competitividade e lucratividade. O uso correto do CRM na gestão de vendas permite a otimização interna dessa área, o que garante melhores processos e ações do seu time, mas resulta em ganhos para a organização, como um todo.

Fica evidente, assim, que fazer a gestão de vendas por CRM é uma estratégia importante para toda empresa que deseja melhorar os seus resultados e aumentar a sua competitividade no mercado. Os benefícios são diversos, como vimos, ajudando tanto numa gestão mais eficiente como no próprio relacionamento com os clientes.

Vale ressaltar, entretanto, que assim como qualquer outra ferramenta, o sucesso de seu uso depende do processo de escolha da solução, da adaptação do time e da sua integração com outras plataformas e sistemas, criando uma visão integrada de todo o negócio para os gestores. Lembre-se disso!

Enfim, agora que você já sabe como a gestão de vendas por CRM pode garantir diversos benefícios para o seu negócio, acha que é o momento de investir? Então entre em contato com a Uppertools, empresa especializada no assunto, e comece o seu projeto!