Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

8 perguntas para seu chefe sobre analíticas

A revista Forbes publicou recentemente um artigo sobre o filme “O Homem que Mudou o Jogo”(em inglês, “Moneyball”) protagonizada por Brad Pitt e Jonah Hill.

No filme, baseado em fatos reais, o presidente da equipe de baseball Oakland Athletics contrata um joven economista que o convence a utilizar estatísticas e análises de dados computadorizados para decidir que jogadores contratar. Segundo os autores do artigo, o filme impulsionou as estratégias de analíticas, ao estabelecer a ideia de que os dados e a lógica podem ser usadas para encontrar valores ocultos em diferentes ambientes do mundo real.

Além disso, a particular química existente entre os protagonistas, nos leva a questionar pelas características de um profissional de analíticas. Que perguntas deveriamos fazer a ele para que nos ajude a descubrir os valores ocultos da empresa?

1) Qual seu nome?

Pode parecer algo bobo, mas muitas empresas preferem deixar seus departamentos de analiticas “escondidos”. Por sorte, cada vez as companhias reconhecem o valor desta função para entender e predizer o comportamento dos clientes e dar a eles título como “Chief Analytics Officer” (diretor geral de analíticas) ou profissional de web analytics.

2) Você se sente confortável em mostrar fatos, inclusive quando não é o que gostaria de escutar?

Alguns analistas tendem a moldar os dados para que sejam consistentes com nossos projetos. Embora isso possa soar agradável, os melhores profissionais de analíticas se mantém fiéis aos fatos e devem ser uma voz confiável e objetiva.

3) Quais são os pontos chave de contato com os clientes e como os mensuramos?

As empresas inteligentes fazem um mapeamento do comportamento de seus clientes para identificar pontos chave de contato. A partir deles, o chefe de analíticas pode desenvolver uma estratégia para gerenciar os investimentos em tecnologias de mensuração. As soluções analíticas que a SAP oferece, por exemplo, podem ser ferramentas úteis para analisar dados de diversas fontes, determinar tendências e prever possíveis resultados.

4) Como suas análises se relacionam com meus objetivos financeiros?

Se contarmos com pontos chave de contato com os clientes, navegar através dos dados pode ser esgotador. Uma maneira de tomar boas decisões é fazer conexões diretas entre os relatórios e os objetivos financeiros da empresa. Quando o diretor entre o diretor de analíticas foca seus relatórios em objetivos críticos de negócios como “Este serviço é rentável?” ou “Estamos colocando o preço correto nesse produto?”, fica mais fácil usar a informação a nosso favor.

5) Que medidas estamos tomando para proteger a privacidade de nossos clientes?

Embora os dados sejam extremamente úteis para entender melhor os clientes, também implicam novas obrigações. Os cliente confiam sua informação pessoal na empresa e quebrar essa confiaça pode trazer muitos problemas legais. Por isso, as equipes de analíticas devem participar ativamente das políticas de segurança e gestão de dados da empresa.

6) Há novas maneiras de interagir com os clientes que nos ajudem a conhecê-los melhor?

Um dos desafios permanentes das companhias é entender como os clientes interagem com seus produtos e serviços através do tempo. O analista deveria ajudar a incentivar os clientes a conhecer sua empresa, por exemplo, através de iniciativas em redes sociais. Isso também pode facilitar a tarefa de mensurar atividades e preferências.

7) Que tão certos estamos dessas conclusões?

Tomar decisões de negócios baseadas em dados depende fundamentalmente de que exista informação suficiente para tirar conclusões confiáveis.

8) Que perguntasdeveríamos fazer a nós mesmos?

Todos aqueles que gerenciam dados na empresa, devem ter em conta por que realizam esta tarefa e quaos são os custos e benefícios. A equipe de análises deveria tomar a iniciativa e centrar nas perguntas corretas. As respostas deveriam nos informar que variáveis medir, que relatórios realizar e quais são nossas prioridades.

Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/analytics/8-perguntas-para-seu-chefe-sobre-analiticas-01286

x

Conheça o SAP Business One e dê o próximo passo na sua empresa

Form_Modal_Leave
× Fale Conosco