Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

8 dicas para criar uma pesquisa eficaz de engajamento de funcionários

Desenvolver uma pesquisa eficaz de engajamento de funcionários pode ser uma tarefa complexa. Embora alguns possam presumir que seja simples elaborar perguntas e enviá-las aos funcionários, a verdade é que, para essa ação agregar valor à organização, é necessário um planejamento detalhado, assim como qualquer outra iniciativa de negócios. E isso exige tempo e esforço.

Como em qualquer outro projeto, o primeiro passo é começar com o objetivo final em mente. O intuito de uma boa pesquisa de engajamento dos funcionários deve ser ajudar a empresa a identificar e desenvolver os pontos fortes para, no final das contas, encontrar uma vantagem competitiva em seu respectivo setor. 

Funcionários engajados têm melhores desempenho e entrega. Por isso, é essencial medir os níveis de engajamento e coletar a opinião deles sobre o que ajudaria a melhorar a operação. 

Já que a obtenção desses dados valiosos leva tempo, elaboramos um passo a passo para criar uma pesquisa assertiva e eficaz de engajamento dos funcionários. Confira:

 

  1. Medir o ponto de partida. Primeiro é preciso criar uma linha de base para ajudar a monitorar o progresso e o sucesso das futuras estratégias de engajamento de funcionários. Isso significa pedir aos colaboradores um feedback honesto sobre como as coisas estão indo atualmente. Embora possa parecer desconfortável solicitar potenciais críticas, isso gera uma linha de comunicação aberta e, em última análise, ajuda a mudar a cultura de sua empresa para melhor.

 

  1. Obter a adesão da liderança. Para que qualquer mudança real ocorra em uma empresa, o apoio dos líderes seniores é crucial. Eles precisam estar envolvidos no processo durante a fase de planejamento, para que possam ajudar na identificação dos objetivos da pesquisa. Dessa forma, os gestores terão grande interesse em agir com base nos resultados coletados pela pesquisa.

 

  1. Estabelecer objetivos. Haja vista que não é possível medir e consertar tudo de uma vez, é preciso identificar objetivos de alta prioridade, concentrando-se especialmente nas áreas onde a produtividade está caindo. O fator-chave aqui é ouvir a todos, mas manter a pesquisa curta e agradável para que seus colaboradores não fiquem soterrados por uma avalanche de perguntas.

 

  1. Comunicar todos os detalhes com clareza. Ser aberto e honesto com os funcionários desde o início ajudará a reunir melhores dados no final. Certificar-se de que eles entendam o quê, porque, quando e como é o processo de pesquisa, é crucial. A falta de detalhes pode levar à desconfiança e esse não é o ambiente que se deseja criar antes de pedir a opinião honesta da equipe sobre como a empresa está operando. Por isso, é preciso ser claro sobre os planos e objetivos da pesquisa e enfatizar que os resultados serão anônimos, para que não haja receio do time.

 

  1. Projetar a pesquisa. Esta etapa consiste em manter o princípio da simplicidade em mente. Uma pesquisa muito complexa ou longa será assustadora para os funcionários e pode causar repulsa em respondê-la. O melhor caminho é elaborar uma pesquisa que leve no máximo 15 minutos para ser concluída, com perguntas abertas e fechadas, a fim de coletar dados qualitativos e quantitativos.

 

  1. Atenção às diferenças culturais. Se uma organização abrange vários países, é importante garantir que a pesquisa seja compreendida por todos os seus colaboradores. Portanto, os responsáveis pela iniciativa devem verificar a precisão e a sensibilidade cultural, além de conduzir traduções para que as mensagens permaneçam unificadas em diferentes locais.

 

  1. Compartilhar os resultados. Como dissemos antes, a transparência é fundamental ao conduzir uma pesquisa de engajamento dos funcionários. Depois que os resultados foram tabulados e interpretados, eles devem ser compartilhados com a equipe. A melhor maneira de fazer isso é em reuniões menores, incluindo os colaboradores no processo.

 

  1. Tomar atitude. Depois de coletar todas as informações, é hora de começar a fazer alterações. Neste estágio, as empresas devem comparar o resultado com os objetivos e estabelecer metas para melhorar em termos de engajamento e sucesso comercial. A partir deste processo, será possível criar estratégias e começar a implementar programas para atingir as metas.

 

Estas são algumas etapas para elaborar uma pesquisa inteligente e efetiva. Entretanto, toda empresa precisa integrar tecnologias e iniciativas, a fim de elevar o engajamento das equipes na empresa. 

 

A Uppertools pode te ajudar

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar demandas das empresas de diversos setores. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso objetivo é estar sempre de prontidão para auxiliar nossos clientes a melhorar seus negócios e ter uma operação mais otimizada e inteligente, além de uma equipe engajada.

Por isso, desenvolvemos a Miranos, uma plataforma de gestão de capital humano que proporciona total alinhamento dos membros da equipe com os processos e metas da companhia, por meio de um modelo que garante mais produtividade e eficiência nos processos internos, gerando resultado sustentável.

Uma solução que ajuda a solicitar e rastrear feedback dos funcionários, reconhecer suas realizações e promover iniciativas positivas. Miranos é essencial para extrair percepções acionáveis de uma pesquisa, promovendo o reconhecimento do sucesso dos colaboradores em toda a empresa. 

Desenvolvido por meio de um modelo que garante mais produtividade e eficiência nos processos internos, a fim de empoderar equipes e líderes para gerar melhores resultados, o Miranos oferece navegação intuitiva e gestão em uma única interface. 

Além de ser uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão empresarial, ela auxilia na cadeia produtiva das empresas de diversos setores, contribuindo para que elas tenham mais sucesso e conquistem ainda mais destaque no mercado. 

Conheça os principais diferenciais de Miranos e descubra como impulsionar o engajamento da sua equipe.