7 processos que podem ser otimizados com o uso de um sistema ERP

Como um sistema de gestão pode melhorar o controle de custos da empresa?
4 de dezembro de 2017
Você já ouviu falar em inteligência competitiva?
22 de dezembro de 2017

O sonho de todo empresário é ver sua empresa saudável, e para isso ele deve reconhecer que um negócio bem-sucedido vai muito além dos lucros. O retorno financeiro de um empreendimento é uma consequência da boa gestão, e esse fator é o desafio encontrado por muitos empresários que exige trabalho árduo. Nesse sentido, gestores de várias empresas descobriram que um bom sistema ERP (sistema integrado de gestão empresarial) pode ajudar muito a diminuir o trabalho cansativo que envolve unificar os setores da empresa.

Mas quais são os benefícios que o ERP pode trazer para sua empresa? A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como o software pode otimizar processos e setores de seu negócio e ajudá-lo a entender todas as vantagens desse sistema indispensável para o seu empreendimento. Continue lendo!

Como o sistema ERP ajuda nos processos do negócio?

Integração dos setores

Para um crescimento saudável da empresa, todos os funcionários devem estar unidos em prol de um mesmo objetivo. Mas o que dificulta essa uniformidade em alguns negócios é que cada setor opera com um sistema próprio. Por isso, o ERP integra todos os processos e departamentos da empresa otimizando o trabalho.

Quando um setor precisa de dados de outros para fechar um relatório, por exemplo, o sistema ERP facilita a comunicação e o processo é feito rapidamente. Para os gestores esse acesso rápido a informações de toda a empresa ajuda no gerenciamento e planejamento das metas do negócio.

Controle de estoques

Controlar o estoque da empresa é algo que deve ser muito bem administrado, do contrário vai gerar prejuízos sérios ao negócio. Então, para que o controle do estoque seja eficiente, é necessária uma verificação contínua da movimentação dos produtos, histórico de vendas, entre outros processos.

Todo esse gerenciamento é necessário para evitar excesso de estoque ou a falta dele, pois ambas as situações geram despesas desnecessárias. E o sistema ERP faz com que todo esse trabalho fique automatizado, pois o software realiza o inventário, controle do estoque, entrada e saída de notas fiscais e outros procedimentos. Nesse caso, o uso do ERP reduz as perdas e desvios ocasionados pela falha humana.

Setor de Vendas

Sabemos como é fundamental que esse setor funcione muito bem, e, para isso, a equipe de vendas precisa trabalhar com um sistema que integre todo o setor e dê todas as informações sobre produtos e clientes. Contudo, a realidade mostra que muitas empresas perdem vendas justamente por não possuírem um sistema eficiente para o setor.

Com o ERP o setor de vendas ficará integrado, ou seja, toda a equipe terá as informações necessárias e atualizadas sobre preços e estoque de produtos. Além disso, um cadastro eficiente com todos os dados dos clientes irá direcionar o trabalho do pessoal de vendas, e otimizar o funcionamento geral da empresa.

Atendimento ao cliente

O sistema ERP também possibilita a criação de lojas virtuais que ajudam os clientes a ter uma boa experiência com a marca da empresa. Essa função permite que o empresário crie uma central virtual eficiente para atender os clientes, que podem acessar facilmente preços, produtos e ofertas. E o gasto com a contratação do pessoal de vendas irá reduzir, garantindo que o setor ficará mais eficiente.

Setor Financeiro

O departamento financeiro pode ser considerado o “coração” da empresa, e por isso precisa ser muito bem gerenciado, pois a má administração do financeiro pode ocasionar vários problemas de caixa.

Se, por exemplo, a empresa está vendendo bem e os gastos estão sendo controlados, mas, na hora de fazer o balanço do mês, as contas não fecham, essa situação afetará drasticamente todo o funcionamento saudável da empresa. Outro desafio é a questão fiscal: os impostos em nosso país são muitos e complexos, e não raro empresas são multadas por descuido no pagamento ou erro nos cálculos dos tributos.

Diante disso, a boa organização do setor financeiro pode ser alcançada pela implantação do sistema ERP, que gerencia as contas bem como analisa o efeito dos negócios fechados pela empresa nos lucros finais. Dessa forma o gestor não perde tempo tentando entender o balanço mensal da empresa, e ainda calcula taxas e alíquotas de impostos para que ela fique em dia com os tributos.

Setor de Recursos Humanos

Sem dúvidas, o departamento de recursos humanos também é fundamental para o sucesso da empresa. Ele é que cuida de toda a gestão do pessoal, e seus processos atingem toda a estrutura do empreendimento. Por isso mesmo, as informações do RH devem ser integradas, atualizadas, bem organizadas e armazenadas para que a equipe do RH tenha um acesso fácil e possam trabalhar com fluidez.

Nesse sentido, empresas que implantaram o ERP têm notado como o setor de recursos humanos ficou mais eficiente. O sistema integra e atualiza as informações, além de também gerar relatórios e pesquisas completas ajudando o setor a tomar decisões mais estratégicas para a empresa como um todo, e reduzindo o tempo gasto pela equipe com trabalhos manuais.

Setor de TI

Uma empresa com diversos sistemas para atender os funcionários de vários setores exige uma demanda maior de trabalho do setor de TI com manutenção e atualização do sistema, e por isso os gastos do negócio são ainda maiores.

Contudo, quando os setores da empresa são integrados pelo ERP os custos com os serviços de TI diminuem, assim como a demanda de trabalho, pois o software unifica as ferramentas do sistema fazendo a manutenção e atualização otimizando todo o ambiente virtual. É possível ainda hospedar o ERP em nuvem, o que facilita ainda mais o bom funcionamento dos dados virtuais.

Como implantar o sistema ERP na sua empresa

Após considerar os benefícios do sistema ERP para o negócio, alguns empresários têm receios quanto ao custo, o treinamento dos funcionários para utilizar o novo sistema e o processo de migração para o novo sistema. Justamente por isso existem empresas que podem ajudar a implantar o ERP em seu negócio, e oferecem um serviço de consultoria para o treinamento de toda a equipe poder usufruir todos os benefícios do software.

Com certeza, com o suporte para implantação do sistema ERP e a integração de toda a empresa, seu negócio irá se desenvolver de forma mais segura e sustentável!

E então, entende agora como pode melhorar os processos de sua empresa por meio do ERP? Aproveite para assinar nossa newsletter e continuar recebendo os conteúdos mais relevantes para a sua empresa!