6 benefícios da automação de ERP

O ERP como vantagem competitiva
9 de novembro de 2015
Como escolher um ERP?
6 de janeiro de 2016

Nos dias atuais, qualquer empresa que deseje crescer ou manter vantagens competitivas precisa gerenciar adequadamente seus dados, recursos e procedimentos. Uma das melhores maneiras para isso é contar com o auxílio do ERP, um sistema que ultimamente vêm ganhando ainda mais força no mercado devido às suas facilidades de uso e benefícios proporcionados ao negócio. Quer conhecê-los? Confira abaixo 6 benefícios que uma automação gerará para a sua empresa:

1. Redução de erros

Numa empresa, a eficiência de cada funcionário e departamento é fundamental para o seu crescimento no mercado. Logo, sua cadeia de processos deve ser monitorada e suas atividades, constantemente acompanhadas pelos gestores. Contudo, esta não é uma tarefa muito fácil de ser realizada. Nesse sentido, o ERP é de grande ajuda, pois permite a integração e automatização de muitos processos de trabalho.

Com ele, há uma melhor aplicação de seus recursos humanos e, assim, uma considerável redução das margens de erro. Em vez de perder tempo com processos manuais de inserção de dados e conferência de informações, a equipe pode elaborar projetos que permitam o crescimento do negócio. Além de minimizar as falhas através da atualização em tempo real e da comunicação integrada, o ERP também é capaz de melhorar a rotina de todos os funcionários.

2. Maior cumprimento de metas

Para os gestores, manter-se atualizado acerca das metas de cada equipe e funcionário é uma atividade árdua, que consome tempo e esforços em constantes reuniões. Mas ao contarem com os relatórios gerados por um ERP, eles passarão a avaliar cada colaborador e comparar equipes ou períodos de tempo distintos. Também é possível constatar, de maneira rápida e precisa, quais os recursos humanos que necessitam de atenção especial e até mesmo indicar quem deve ser promovido ou realocado.

3. Equipes integradas e produtivas

Tempos atrás, cada setor de uma organização tinha seu próprio “universo”, e a comunicação entre as diferentes equipes era nula. Além disso, um não conhecia as necessidades do outro e não discutiam maneiras de aperfeiçoar os processos de negócio. A implementação de um software de gestão empresarial resolve todos estes problemas, integrando todos os setores numa mesma plataforma e gerando vantagens competitivas para a empresa.

Com ele, os departamentos financeiro, administrativo, comercial, entre outros, terão acesso imediato às informações e respostas rápidas diante dos problemas organizacionais. Ao oferecer aos colaboradores maneiras de otimizar sua rotina, a empresa certamente conseguirá melhorar o seu desempenho. Afinal, quem possui informações precisas e não perde tempo com atividades desnecessárias ganha oportunidade de produzir mais produtos ou serviços de qualidade.

4. Melhor controle financeiro

O ERP também gera automaticamente relatórios financeiros, que são precisos e abarcam a empresa como um todo. Com eles, os gestores conseguem evitar o desperdício, fazer ajustes e identificar onde estão os gastos que podem ser facilmente cortados. Assim, é possível perceber como simples ações podem ter um grande impacto na saúde financeira da companhia.

5. Planejamento mais eficiente

O software de gestão empresarial também fornece informações integradas e atualizadas que podem ser usadas na hora do planejamento. O grande benefício da disponibilidade desses dados é que eles trazem os fatos gerais, que são compartilhados em todos os setores da empresa. Dessa forma, os responsáveis podem fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos realista e com mais chances de sucesso.

6. Maior mobilidade

A mobilidade é outro benefício proporcionado pelo sistema ERP. Por ser hospedado na cloud computing, ele permite que os colaboradores acessem dados, gráficos e relatórios a partir de qualquer lugar e dispositivo, seja ele smartphone, tablet ou desktop. Essa mobilidade elimina os custos com viagens de negócio e reuniões com clientes, além de tornar a empresa mais sustentável, já que elimina o uso de papéis e insumos para impressão.

E você, o que está esperando para implementar um ERP em sua empresa e obter todos esses benefícios? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre ele, basta deixa-la nos comentários abaixo!