Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

5 razões para adotar a flexibilidade no trabalho

Melhorar o ambiente de trabalho para permitir uma maior qualidade de vida aos funcionários está se tornando uma obrigação. As novas gerações exigem poder conciliar todas as esferas de sua vida e desfrutar de uma experiência profissional agradável.

Smiling man using laptop

Um ambiente de trabalho rígido e inflexível  gera insatisfação e diminui a criatividade e a produtividade. Uma empresa pode sobreviver a este tipo de cultura, mas será limitada em seu crescimento, porque os melhores talentos não terão interesse em se unir a essas organizações.

O talento é o fator mais importante no sucesso de um negócio no mundo tecnológico e conectado. Para atrair e reter esses profissionais, é preciso atuar com eles para personalizar seus trabalhos. Isso faz com que se sintam valorizados, o que leva a um desempenho de excelência. A chave é ser flexível e colaborativo com horários e local.

Os benefícios de colaborar com os funcionários de sua equipe na flexibilização ideal e no local de trabalho ideal incluem:

1 ) Adesão

Ao customizar a vida profissional do empregado, a intenção é tratá-lo com respeito e confiança, o que será recíproco. Quando um funcionário capacitado decide trabalhar em casa alguns dias por semana, ele faz um compromisso sério com a empresa. Em vez de trabalhar para o empregador, ele está trabalhando com você. Isso cria uma enorme adesão.

2) Oferta de talentos mais ampla

Se o empregado não precisa estar no escritório, amplia-se a oferta de talentos,  que pode ser global. Com as redes sociais, intranets, e teleconferências, as distâncias tornam-se cada vez mais relativas.

3) Maior disposição

As empresas que oferecem flexibilidade têm menos absentismo e rotatividade, e altos níveis de engajamento e produtividade. Todos querem se sentir no controle de suas vidas, e permitindo a flexibilidade, os empregados têm o controle real. Eles percebem a confiança e valorização depositada neles, e seu investimento no trabalho e na organização cresce.

4) Estratégia inteligente

A flexibilidade no trabalho é um movimento estratégico, não um benefício do empregado. A questão fundamental é que as empresas com políticas modernas têm mais facilidade em atrair e manter talentos. Os profissionais preferem estar em empresas que os tratam como adultos e têm culturas inovadoras e empáticas. O trabalho à distância pode, inclusive, reduzir custos com materiais, imóveis e utilitários. O importante é que as tarefas sejam cumpridas.

 5) Valor adicionado

Funcionários realmente comprometidos vivenciam seus projetos e estão sempre atentos a novas inspirações ou insights. Ao fazer home-office ou trabalhar em horários que ajudaram a estabelecer, eles estão em contato com o mundo fora do escritório, mais abertos a novidades. O empregado com uma vida ativa e satisfeita traz valor à empresa, e pode encontrar inspiração em locais surpreendentes.

As modalidades de trabalho à distância podem ser um desafio para os gestores e devem ser adotadas com critério.  A aproximação não é tão instantânea quando é necessário discutir um problema ou equilibrar os horários e atribuições. Mas os resultados valem a pena. A flexibilidade no ambiente de trabalho é uma ferramenta que leva em consideração as necessidades dos empregados nas outras esferas de sua vida e os trata como pessoas responsáveis.

Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/5-razoes-para-adotar-flexibilidade-trabalho-2656