5 passos para implementar o ERP na sua equipe

Metodologia lean: saiba todas as vantagens para sua empresa!
8 de janeiro de 2019
Descubra o melhor momento para optar pela terceirização de serviços
10 de janeiro de 2019

Você já ouviu falar no ERP e em todos os benefícios desse tipo de software, não é mesmo? Esse sistema de gestão empresarial é capaz de automatizar uma série de rotinas e processos dentro de uma empresa. Com isso, é possível aumentar a qualidade e a profissionalização da gestão do negócio, além de aprimorar a produtividade da equipe.

Mas como implementar o ERP? Qual é a melhor forma de treinar a sua equipe para a utilização do sistema? Quais são os benefícios de planejar a sua implantação com cuidado? Continue a leitura deste artigo e descubra a resposta para todas essas perguntas agora mesmo!

Por que planejar a implementação do ERP?

Como você já sabe, o ERP traz uma série de vantagens para os negócios. Porém, ele exige uma mudança cultural e comportamental dentro de uma empresa.

Isso porque o sistema impacta todos os setores e equipes, automatizando e modificando a rotina de seus membros. Sendo assim, é importante capacitar os colaboradores para o uso do software, uma vez que ele apresenta uma série de funcionalidades que podem — e devem — ser exploradas a fim de melhorar o dia a dia de trabalho do seu time.

Portanto, implementar um ERP não significa apenas contratar uma empresa especializada no desenvolvimento do software e, a partir daí, passar a utilizá-lo na sua rotina. É necessário uma preparação da equipe para a nova ferramenta, assim como a capacitação de todos os funcionários.

Além disso, é importante que você conscientize os colaboradores do motivo da mudança realizada. Ao apresentar todos os benefícios que o ERP traz para o negócio, a chance de que a mudança seja aceita com maior tranquilidade cresce rapidamente.

Quais passos seguir para preparar a equipe?

Treinar a equipe para a implementação do ERP é fundamental para o sucesso e um melhor aproveitamento do investimento. Descubra, a seguir, cinco passos para deixar o seu time apto a usar o software!

1. Conscientize

Esse é o primeiro passo para implementar o ERP corretamente e promover uma mudança cultural na empresa. Portanto, conscientize os colaboradores da razão e dos benefícios dessa ação.

Fortaleça uma cultura de inovação dentro da organização, mostrando as vantagens de trazer a tecnologia para dentro do negócio. Apresente o software escolhido para todos os funcionários, destacando as funcionalidades e os impactos que serão gerados no trabalho de cada um deles.

Nesse momento, você pode tirar as dúvidas da equipe sobre o sistema e esclarecer o cronograma de treinamento. Consequentemente, você torna a mudança mais leve e aumenta a taxa de aceitação por parte do seu time.

2. Comece o treinamento antes da implementação

Planeje o treinamento com cuidado e em tempo hábil para que todos estejam preparados para utilizar o novo software. Uma opção é começar a capacitação antes de implementar o ERP por completo.

Assim, você terá mais tempo para preparar a equipe e tirar qualquer dúvida que possa surgir ao longo do processo sem comprometer a produtividade dos colaboradores. Com a preparação prévia, o time fica mais motivado para utilizar a nova ferramenta, aumentando o nível de confiança no sistema escolhido.

3. Colha feedbacks

Ao longo do processo de treinamento, colha feedbacks dos colaboradores sobre os principais problemas e dificuldades que eles têm com o ERP. Dessa forma, você será capaz de direcionar a capacitação e sanar as principais dúvidas apontadas.

Incentivar o feedback faz com que a sua equipe seja parte do processo. Diante do retorno sobre o software, você poderá entrar em contato com a empresa responsável e solicitar ajustes ou adaptações de acordo com as necessidades verificadas.

4. Utilize recursos diversos

Cada pessoa aprende de determinada forma. Essa diversidade deve ser levada em consideração na hora de treinar os seus colaboradores para utilizar o ERP escolhido.

Logo, invista em recursos diversos nas capacitações oferecidas. Você pode utilizar vídeos, desenhos, apostilas, exercícios práticos etc., para aumentar a eficiência do treinamento, uma vez que vai abranger os diferentes perfis de aprendizado.

5. Conte com o apoio de especialistas

Especialistas em implementação de ERP são as melhores pessoas para treinar e capacitar uma equipe. Isso porque eles lidam com o software diariamente, sendo capazes de responder dúvidas e resolver problemas juntamente aos colaboradores.

Conte com uma empresa especializada para essa capacitação e aproveite a oportunidade de ter à sua disposição especialistas no assunto. Com isso, você potencializa a aprendizagem do time e eleva o nível do treinamento ministrado.

Quais são os benefícios do ERP para a empresa?

Implementar um ERP na sua empresa pode trazer uma série de benefícios para a equipe. Descubra, abaixo, quais são eles!

Reduz os erros de gestão

Com um sistema ERP, você é capaz de automatizar uma série de processos que, antes da implementação, eram realizados de forma manual. Assim, o número de erros humanos é reduzido, melhorando a qualidade da gestão.

Permite a gestão integrada

O sistema ERP integra toda a gerência da sua empresa em um único software. Dessa forma, você tem acesso a todas as informações sobre o negócio em um só lugar, o que permite colocar em prática a gestão integrada.

Melhora a organização e o controle de processos

Outro benefício do ERP é a melhoria da organização e do controle dos processos internos. Por meio do software, é possível acompanhar as atividades desenvolvidas pelos colaboradores em tempo real e, consequentemente, identificar erros ou gargalos mais facilmente, atuando na melhoria contínua de cada um desses pontos.

Reduz custos

O ERP é um investimento que permite a redução de custos em um negócio. Isso porque ele permite o aumento da produtividade da equipe, potencializando os seus talentos.

Também é possível controlar o orçamento da companhia com facilidade, gerando relatórios sobre os gastos gerais e em cada um dos setores. Além disso, ele melhora o controle sobre os seus recursos, permitindo que você administre-os com mais eficiência, corte os gastos desnecessários e evite desperdícios.

Implementar o ERP na sua empresa pode gerar uma série de benefícios. Contudo, o processo precisa ser planejado com cuidado, incluindo o treinamento e a capacitação da equipe para o uso do novo sistema. Com as dicas deste artigo, você está pronto para aproveitar todas as vantagens que um ERP de qualidade pode trazer para o seu negócio!

Gostou deste conteúdo e que continuar se informando sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba todas as atualizações diretamente em seu e-mail!