Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

5 maneiras de simplificar a gestão de ERP

A implementação de um sistema ERP compreende muitos elementos e envolve toda a empresa. Os gerentes de projeto devem estar atentos a todos os passos e precisam manter o controle de diversas variáveis ​​ao mesmo tempo. Isso pode fazer com que o processo se torne extremamente cansativo para todos os envolvidos.

Para que o processo seja feito sem grandes problemas, os gerentes de projeto e suas equipes devem definir métodos e fazer de tudo para divulgar as informações cruciais para os todos os funcionários da empresa. Porém, antes de compartilhar um dado importante, os líderes precisam desenvolver certas estratégias para simplificar a gestão do procedimento de introdução. Quer saber quais são as principais? Acompanhe:

Saiba com quem contar
Ter uma equipe escolhida a dedo e comprometida com essa mudança já é meio caminho andado para que a implementação dê certo. Então, monte um time com as pessoas certas, nas posições certas. Não deixe a responsabilidade nas costas de um indivíduo só. Pense que a gestão de um novo sistema é um processo trabalhoso e poder contar com seus funcionários terá como resultado um gerenciamento bastante simplificado.

Desenvolva a mudança
A adaptação dos funcionários da empresa a um novo cenário é sempre uma parte importante do projeto. As companhias precisam estar atentas e estabelecer planos para ajudar os colaboradores a se adaptarem ao ERP. Isso inclui um estudo de como os trabalhadores podem reagir e quais estratégias podem ser usadas para lidar com o cenário que se apresenta. Ouvir os feedbacks e absorvê-los positivamente ajuda bastante.

Tenha um escopo definido
Se você não sabe o que quer, não sabe o que pedir. Os líderes de um projeto precisam determinar minuciosamente todos os detalhes da implementação do sistema ERP. Somente assim será possível gerenciar com sucesso o processo. O primeiro passo é definir o escopo. O segundo é ter o aval dos supervisores para, só depois, informar à equipe toda qual é o impacto do software na empresa e como será aplicado. Algumas dúvidas podem surgir. A equipe poderá querer saber sobre a integração de ferramentas já existentes ao novo sistema ou sobre o cronograma de aplicação do projeto. Comunique. Com as informações repassadas aos funcionários os rumores diminuem e há incentivo para que todos falem a mesma língua e estejam alinhados quanto ao andamento.

Não queira fazer tudo sozinho
Os gerentes de projeto não devem responder por todas as responsabilidades. Elas devem ser partilhadas com a equipe. Os gestores devem delegar tarefas específicas aos membros da equipe e deixar claro o cronograma que precisam cumprir. Esta prática fará com que os funcionários fiquem responsáveis ​​por determinadas funções e com que os gerentes de projeto tenham a capacidade de monitorar o progresso do colaborador.

Determine metas
Os gestores devem emparelhar sua comunicação de escopo do projeto com um esboço das metas definidas. Isso é muito importante para que os colaboradores envolvidos no projeto de implementação saibam por que, quando e como sua empresa irá introduzir o sistema ERP. Normalmente, os líderes do projeto discutem e decidem sobre os objetivos para a execução do software.

A gestão do ERP é simplificada na sua empresa? Como fazem isso? Compartilhe conosco as suas ideias.