5 dicas práticas para delegar tarefas

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A arte de delegar tarefas não é tarefa simples. No entanto, ela surge no universo empresarial como importante aliado dos gestores que precisam focar seus esforços na busca de soluções estratégicas para melhorar os resultados da equipe.

Neste post, daremos algumas dicas para que você, gestor, consiga delegar da melhor forma as tarefas para sua equipe, evitando assim sobrecarga de trabalho e desempenhos ruins. Acompanhe.

Conheça seus funcionários

O primeiro passo para saber delegar tarefas assertivamente é conhecer cada um dos colaboradores que fazem parte de sua equipe. É preciso saber quais as competências e características pessoais, técnicas e comportamentais das pessoas para saber quais as melhores atividades que ela poderá desenvolver. Além disso, o conhecimento dos colaboradores determinará o sucesso da atividade, já que você acertará qual o melhor perfil para cada tarefa.

É importante que você faça uma tabela com os dados de cada um dos colaboradores, anotando os pontos fortes e fracos, as características comportamentais, os fatores de motivação e como esse funcionário trabalha em equipe. Após isso, analise qual perfil se encaixa melhor na tarefa proposta, de modo que haja equilíbrio entre todas as atividades executadas.

Tenha clareza do discurso

Saber delegar tarefas implica também em ter clareza no discurso para que a mensagem seja entendida corretamente. Por isso, você precisará adotar a forma de comunicação mais adequada para cada situação.

Muitas vezes, apenas comunicar por mensagem ou e-mail pode não ser efetivo, já que o colaborador pode não entender corretamente o que você e a empresa esperam dele. É interessante apostar em uma comunicação pessoal, onde você terá a oportunidade de explicar a tarefa e as expectativas depositadas.

Ofereça o suporte necessário

Delegar tarefas significa também dar suporte aqueles que estão recebendo essas atividades. Os gestores precisam acompanhar de perto o desenvolvimento do trabalho, auxiliando no necessário para que haja bons resultados e desenvolvimento do profissional e do projeto em si.

Saber delegar é entender também a sua responsabilidade como gestor na condução dos trabalhos. Para que assim, eles sejam de fato bem executados, deixando que você tenha tempo para promover atividades estratégicas para a empresa.

Dê feedback

Além disso, é fundamental que haja um feedback por parte dos gestores sobre a execução das tarefas. Isso ajuda no comprometimento e motivação dos colaboradores, além de promover melhoria no desenvolvimento do trabalho, já que é possível saber onde estão os erros e acertos.

Muitos gestores acabam apenas delegando as tarefas e se esquecem de dar retorno sobre como elas foram desenvolvidas, perdendo importantes oportunidades de melhorar os processos de trabalho e, consequentemente, os resultados.

Conte com o auxílio de tecnologias

Outra ferramenta importante para que haja assertividade no momento de delegar tarefas é contar com o auxílio de tecnologias que te ajudarão nos sistemas de gestão empresarial. Para isso, o mercado oferece soluções e consultorias especializadas para sua empresa, que podem potencializar ainda mais os resultados, por meio da delegação das tarefas.

Já deu para perceber que delegar tarefas requer planejamento e boa vontade dos gestores. Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar mais alguma dica? Deixe o seu comentário!