5 dicas para otimizar o tempo no ambiente de trabalho

Risco cambial: por que você deve monitorá-lo?
22 de fevereiro de 2017
Pirataria de Softwares: os 5 maiores riscos para a sua empresa
27 de fevereiro de 2017

Que empresário ou colaborador de uma empresa não deseja otimizar o tempo no trabalho? Afinal, com a rotina corrida e tarefas cada vez mais desafiadoras, as 24 horas do dia parecem poucas para tudo aquilo que precisa ser feito.

Se você está atrás de uma fórmula mágica para o seu tempo render, no entanto, deve ter ciência de que ela não existe. Você só conseguirá aperfeiçoar a sua rotina se tiver disciplina e se policiar para não cometer alguns erros graves. Para lhe ajudar a otimizar o tempo no ambiente de trabalho, reunimos cinco dicas úteis que você pode adotar. Confira:

Estabeleça uma rotina

As pessoas tendem a fazer as tarefas de forma mais organizada quando seguem uma rotina. Desse modo, assim como você provavelmente tem um horário para acordar, almoçar, jantar e ir dormir, também precisa organizar uma rotina no trabalho.

Durante a manhã, por exemplo, você pode responder e-mails, retornar ligações e agendar reuniões, e fazer outras atividades. Já no período da tarde, pode se dedicar mais ao planejamento estratégico e formas de gerar melhorias para sua empresa.

Conte com o apoio da tecnologia

Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada das empresas e oferece diversos aparatos tecnológicos que contribuem para realizarmos as atividades de trabalho de forma mais rápida e com muito mais qualidade. É por esse motivo que a tecnologia deve ser uma aliada no seu dia a dia.

Para isso, você pode fazer uso de softwares e aplicativos para tablet e celular, como agendas eletrônicas, armazenamento de dados em nuvem, entre outros serviços que podem facilitar o seu trabalho, fazendo com que você ganhe tempo.

Trabalhe em blocos de tempo

Estudos comprovam que, trabalhar durante muitas horas corridas pode diminuir nosso rendimento. Dessa forma, dividir o trabalho em blocos é fundamental. Pode não parecer, mas aquele intervalo que você faz no meio da tarde é muito útil para que você possa retomar ao trabalho com muito mais energia do que se tivesse ficado o tempo todo trabalhando sem parar.

Então, sempre faça alguns intervalos no decorrer do dia. Aproveite esses espaços para descansar a mente, fazer um lanche, ir ao banheiro, esticar o corpo e outras atividades.

Fique longe das distrações

Se você é do tipo que não consegue passar uma hora sem dar uma olhadinha no Facebook ou nas mensagens do WhatsApp, uma boa ideia é bloquear o acesso a essas redes durante o seu horário de trabalho.

Numa simples visita às redes sociais, você pode ser levado para um site com artigos de um tema de seu interesse e quando se der conta passou horas lendo o conteúdo, prejudicando o seu fluxo de trabalho.

Estabeleça prioridades

Um segredo para ser mais produtivo é estabelecer prioridades. Ao chegar à empresa, faça listas diárias com todas as atividades que deverá realizar no decorrer do dia. Em seguida, as classifique em ordem de importância.

Isso fará com que aquilo que é mais urgente seja logo resolvido, evitando a criação de problemas maiores que poderiam caracterizar uma grande perda de tempo.

Para quem quer otimizar o tempo, vale a pena aprender a dividir o trabalho com colegas e subordinados. Aproveite para ler também nosso artigo com 5 dicas práticas para delegar tarefas!