As semelhanças na direção de um time de basquete e na administração de uma empresa são maiores do que parecem.
Apesar da enorme diferença entre as duas áreas, um técnico de basquete e um gerente de empresas tem muito em comum quando o assunto é alcançar objetivos com suas equipes.
Algumas práticas utilizadas em ambos os lados são decisivas para o futuro dos seus projetos, a fórmula para o sucesso nos negócios e nas quadras é mais parecida do que você imagina.
- 1. Uma boa equipe – Um time com bons jogadores, sob um bom comando, é indispensável para estar sempre entre os melhores. Da mesma forma, uma empresa com grandes funcionários, criativos e inovadores, gerenciados por alguém com uma visão ampla do mercado podem chegar ao topo dos negócios.
- 2. Prática e posicionamento – Um time bem treinado está sempre entrosado e pronto para competir com qualquer rival. Em uma empresa não é diferente, profissionais capacitados e bem posicionados em suas funções dentro de uma empresa estão sempre prontos para qualquer desafio do mercado.
- 3. Contratações pontuais– Quando as coisas não andam muito bem dentro de campo a solução pode ser uma nova contratação para mudar a cara do time, algumas dão certo, outras nem tanto. Para evitar problemas, é preciso analisar a fundo os canditatos para vestir a camisa de um time ou a ocupar um cargo em uma empresa.
- 4. Motivação – Um time motivado sempre vai dar o sangue dentro de quadra, lutar até o último instante pela vitória e nunca irá baixar a cabeça para os desafios. Com uma equipe de trabalho não é diferente, motivação nunca é o bastante.
- 5. Defina metas e cobre resultados – Uma equipe precisa de um objetivo para se focar, sem isso é impossível definir uma meta e organizar um projeto. Tanto em uma equipe de trabalho, como em um time de basquete é preciso ter disciplina para alcançar as metas estipuladas.
A analogia entre algumas atividades dos treinadores de basquete e os administradores de empresa podem ajudar a entender melhor a sua equipe e otimizar os processos de um negócio.
Existe alguma outra prática que você incluiria nas nossas dicas?
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/5-dicas-quadras-basquete-escritorios-2338