Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

5 chaves para planejar melhor

Em um mundo complexo em que as mudanças acontecem todo o tempo, a melhor atitude que as PMEs podem adotar é a transformadora. Esta postura implica aceitar as mudanças, tratar de entendê-las e, acima de tudo, pensá-las como oportunidade.

O planejamento estratégico é uma ferramenta chave para assumir uma atitude transformadora. A diferença do plano de negócio, que se realiza só ao iniciar o andamento do negócio, de uma nova área ou de um novo produto, o planejamento estratégico é um processo sistemático de avaliação da empresa, que permite definir objetivos e metas a longo prazo, desenvolver estratégias e localizar recursos para coloá-las em prática.

Que chaves as PMEs devem levar em conta na hora de planejar? 

Flexibilidade

Em um mundo incerto em que não se podem prever imprevistos, as PMEs devem considerar diferentes cenários de ação e se preparar para o inesperado desenhando várias estratégias inovadoras.

Participação

Especialmente nas pequenas e médias empresas, a tarefa de planificação deve envolver todas as áreas e incentivar a ação coletiva. Os esforços de todos devem estar orientadas as mesmas metas.

Viabilidade

Nada de sonhar com o impossível. Os objetivos e estratégias planejados devem estar sempre ao alcance da organização. E devem haver ações concretas para implementá-los.

Abordagem Sistêmica  

A realidade é complexa. Os problemas sempre possuem muitas causas e aceitam várias soluções. Além disso, as empresas funcionam como sistemas abertos, em interações com toda a sociedade. Por isso, ao planejar, as PMEs devem ter um foco amplo, que considere tudo o que acontece do interior ao exterior da empresa.

Monitoramento e avaliação constantes

Avaliar permanentemente os avanços no plano ajuda a detectar conquistas e erros, permitindo corrigir a estratégia e ajudando a encaminhar à companhia na direção desejada.

Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/5-chaves-para-planejar-melhor-01333