Confira as 4 principais aplicações da Internet das Coisas

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Internet das Coisas

A sua empresa já considerou investir em alguma das aplicações da Internet das Coisas que estão disponíveis no mercado? A IoT é uma das grandes tendências dos últimos anos.

Essa nova categoria de produtos digitais ampliou o número de dados que podem ser utilizados no ambiente corporativo para otimizar processos e serviços. Afinal, conhecendo mais sobre os fluxos internos da companhia, o gestor terá uma visão abrangente sobre tudo aquilo que afeta os lucros.

Quer saber como isso ocorre? Então veja a seguir 4 aplicações da Internet das Coisas no mercado moderno!

As 4 principais aplicações da Internet das Coisas

1. Controle de estoque

O controle de estoque é algo crítico para o sucesso da gestão de vendas e logística de qualquer companhia. Com a Internet das Coisas, a empresa pode gerenciar cada parte do fluxo de suas mercadorias com alta precisão, do momento em que os suplementos chegam ao instante em que uma mercadoria é enviada ao cliente.

Esses dados dão ao negócio uma oportunidade única. A companhia poderá, por exemplo, avaliar em que pontos existem gargalos ou quais mercadorias não são vendidas regularmente. Isso permite otimizar o planejamento para que tudo seja mais preciso e econômico.

2. Monitoramento de ambientes

Uma das formas de cortar gastos no ambiente corporativo é reduzir custos na gestão predial. A tecnologia, nesse cenário, pode ter um papel de destaque no processo. Além disso, ela auxilia a companhia a ter uma visão mais ampla sobre o uso de seu ambiente de trabalho e como ele pode ser projetado.

E é justamente por isso que essa é uma das aplicações de Internet das Coisas com maior potencial no cenário atual. A IoT pode ser utilizada para automatizar a gestão do sistema de ar-condicionado e de luz, por exemplo. Dessa forma, a companhia gastará exatamente o que for necessário para manter ambientes agradáveis e com o menor custo de manutenção possível.

3. Gestão de logística

A gestão de logística, se bem executada, permite que a empresa fidelize os seus clientes e reduza o uso de recursos. As entregas serão feitas dentro do prazo combinado e com o menor custo e impacto para a vida útil dos equipamentos. Assim, a companhia pode diminuir gastos e aumentar a satisfação de consumidores.

Com a Internet das Coisas, a empresa pode utilizar sensores para avaliar como cada fluxo de trabalho da área de logística é executado. Isso permite ao gestor identificar problemas operacionais e, com o apoio do BI, rastrear oportunidades. Assim, a companhia conseguirá estruturar um fluxo de entrega de mercadorias de alta performance.

4. Otimização de layout de lojas

O layout de lojas pode influenciar diretamente a capacidade de uma empresa vender determinadas mercadorias. A maneira como cada produto é disposto no salão impacta o processo de tomada de decisão do consumidor ao direcionar a sua atenção para produtos específicos e, com isso, facilitar a sua aquisição.

A Internet das Coisas permite que a empresa compreenda como os clientes se movimentam na loja em tempo real. A partir da análise de dados coletados com sensores de presença, a companhia conseguirá criar um layout mais inteligente e que gere compras. Tudo isso com alta precisão.

Empresas devem estar atentas para as oportunidades que as diferentes aplicações da Internet das Coisas podem trazer para si. O investimento nas soluções que estão atreladas a essa tecnologia auxilia as companhias a serem mais inovadoras. Ao mesmo tempo, permite que negócios tenham mais dados para criar serviços inteligentes e alinhados com as demandas dos seus clientes.

Por isso, todo negócio deve estar preparado para investir em uma das aplicações da Internet das Coisas que seja aplicável ao seu ambiente de trabalho. Além disso, com o apoio de um parceiro estratégico, será mais fácil integrar tecnologias ao seu dia a dia e, com isso, aumentar o seu retorno sobre os investimentos.

Quer saber mais como aplicar a Internet das Coisas na sua empresa? Então fale com a gente!