4 dicas matadoras para melhorar a tomada de decisão em sua empresa

A importância da gestão tributária para a sua empresa
11 de maio de 2017
Necessidade de capital de giro (NCG): entenda esse conceito!
22 de maio de 2017

Saber fazer boas escolhas é uma das habilidades mais importantes que um gestor deve ter. Isso porque más decisões podem afetar os lucros, a segurança, a produtividade e muitas outras áreas do negócio de maneira negativa. Para te ajudar nessa importante tarefa, confira neste post 4 dicas para melhorar a tomada de decisão na sua empresa!

A tomada de decisão é fundamental para fazer o negócio crescer

Faz parte do dia a dia do empresário participar de reuniões para atualizar e integrar a equipe ou para tomar decisões. Essas últimas são sempre mais difíceis, principalmente porque podem trazer grandes impactos para o negócio e costumam envolver grande carga emocional.

Tomar decisões é, portanto, uma das atividades mais importantes do gestor. Ações bem planejadas são fundamentais para atingir objetivos e fazer o negócio crescer. Para isso, é muito importante que o empresário tenha habilidades para gerenciar sua equipe e dados sobre o negócio para fazer escolhas com mais segurança.

É preciso utilizar ferramentas e gerir bem a equipe para tomar melhores decisões

Tomar boas decisões significa conhecer o negócio e liderar a equipe para encontrar as melhores soluções. É preciso saber lidar com problemas, aceitando que eles de fato existem, ter inteligência emocional e realizar uma análise detalhada da situação. Algumas atitudes ajudam nessa jornada. Conheça 4 delas:

1. Tenha um planejamento estratégico

Na hora de tomar uma decisão, é preciso saber claramente quais são os objetivos do negócio, conhecer seus produtos, o perfil do consumidor, os concorrentes e a situação do mercado. É preciso ter um planejamento estratégico detalhado que considere todas essas áreas.

Seguindo esse planejamento, as chances de tomar boas decisões são muito maiores, já que elas estarão alinhadas aos objetivos do negócio e à situação do mercado naquele momento.

2. Conheça todos os setores da empresa

Quanto maior for a quantidade de dados sobre o negócio, maiores as chances de tomar decisões excelentes. Financeiro, comercial, recursos humanos, etc. É preciso conhecer todos os setores da empresa.

Um sistema de integração que centralize todas essas informações, como um ERP (Enterprise Resource Planning), facilita ainda mais esse processo, reunindo em um só lugar a grande quantidade de dados sobre o negócio.

3. Saiba liderar sua equipe

Ao tomar decisões em grupo, é preciso saber liderar o debate para não deixar que emoções individuais atrapalhem os argumentos. Permita que todos possam participar da discussão de forma equilibrada. Certifique-se também que, mesmo que nem todos estejam de acordo com o resultado final, eles possam respeitar a decisão e trabalhar com ela.

4. Pense em um plano B

Mesmo depois de realizar um ótimo planejamento, é possível que contratempos apareçam e você precise de soluções para novas situações. Para evitar contratempos e perda de recursos, é fundamental preparar estratégias para situações de emergência.

Neste post, você aprendeu como a tomada de decisão é importante para que a empresa possa crescer. A melhor maneira de fazer isso é integrando os diversos setores da empresa, dados sobre o negócio e seu mercado de atuação e liderando bem sua equipe.

Tem mais dicas sobre o assunto? Compartilhe sua experiência nos comentários!