Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

4 benefícios da gestão integrada em tempos de declarações fiscais

O ano mal começou e já está na hora de fazer a temida declaração do imposto de renda e encarar o Leão. Por ser uma época muito agitada para a maioria das empresas e também para os escritórios de contabilidade, é interessante investir em um sistema de gestão integrada (ERP), para a otimização desse processo.

Isso é importante, já que, a partir do ano de 2016, tanto as pessoas jurídicas como os profissionais liberais são obrigados a fazer a entrega do imposto de renda com suas declarações referentes ao ano de 2015.

Acompanhe neste post os motivos pelos quais o investimento em um ERP será uma boa prática para sua empresa.

Promove uma maior organização dos dados

Ao investir em um software de gestão integrada, o processo de resgatar dados referentes a transações, ganhos, doações e lucros de um ano inteiro se torna uma tarefa muito mais simples e organizada, algo que pode se tornar altamente trabalhoso sem o gerenciamento de dados da empresa que precisa providenciar a sua declaração.

Não traz alterações para as PME’s

Nesse caso, esse tipo de serviço fiscal geralmente é delegado a um escritório de contabilidade, que atende às PME’s de forma mais regular e são eles que precisam ter mais atenção com as alterações ligadas ao imposto de renda e de seus documentos.

Facilita a vida de contadores e de escritórios de contabilidade

Para que esses profissionais não fiquem com uma rotina extenuante e trabalhosa na hora de organizar dados e documentos da sua empresa, há soluções informatizadas, como os sistemas de ERP, que mantêm todos os dados organizados durante o ano, evitando que as informações de cada cliente acabem desencontradas.

Com o uso desse sistema, os profissionais terão em mãos todos os dados necessários para fazer as declarações fiscais na época correta. Essa solução de gestão integrada torna o trabalho mais organizado, sem correrias, bagunça e deixa a vida de um escritório de contabilidade organizada. Até mesmo os profissionais se estressam menos com esse novo tipo de rotina.

Tem a tecnologia como aliada

O Governo Federal, por meio da Secretaria da Fazenda, realiza todos os anos mudanças, com o objetivo de promover alterações na sua arrecadação e fazer o cruzamento dos dados dos contribuintes com as declarações informadas, a fim de evitar possíveis fraudes ao fisco.

Porém, muita gente acaba caindo na malha fina justamente pela falta de organização de seus dados, documentos e comprovantes e de um controle que possa fazer a automatização de todos esses processos. E, em tempos de crise econômica, isso tende a se intensificar.

O ERP não permitirá isso, pois mantém tudo organizado, tornando as faxinas para o Imposto de Renda bem menos trabalhosas, permitindo que um contador autônomo ou um escritório de contabilidade tenha uma administração e trabalhos muito mais eficientes.

Se a sua empresa ainda não possui um sistema de gestão integrada, ou possui, mas não sabe utilizá-lo corretamente, leia aqui mais informações sobre o assunto para que possa se educar e se preparar para avaliar a possibilidade de contratar um fornecedor desses serviços.