Descubra 3 ferramentas de BI e suas aplicações aqui!

tecnologia nas indústrias
Tecnologia nas indústrias: quais são os benefícios?
1 de agosto de 2019
Cultura orgnizacional
Como transformar a cultura organizacional para acompanhar a nova economia
6 de agosto de 2019
Ferramentas de BI

A sua empresa já faz uso de ferramentas de BI (sigla para Business Inteligence)? Tais recursos tornam o poder de avaliação do analista muito mais amplo. Com eles, fica mais fácil ter uma visão abrangente sobre todos os detalhes que impactam nos resultados da empresa e, com isso, realizar escolhas mais inteligentes.

Mas como escolher entre as principais soluções do tipo no mercado? Que benefícios usar esse tipo de sistema traz para a empresa? Veja a seguir!

Quais os benefícios de se utilizar ferramentas de BI?

Utilizar uma solução de BI pode tornar a empresa mais competitiva de várias formas. Entre as principais, é possível apontar:

  • possibilidade de reduzir custos ao eliminar gargalos do sistema;
  • aumento da produtividade com a eliminação de más práticas;
  • processos de tomada de decisão mais precisos;
  • possibilidade de facilitar a busca por oportunidades de tornar a companhia mais competitiva.

Quais são as principais ferramentas de BI do mercado?

Para realizar um bom investimento em Business Intelligence, a empresa deve contar com as principais ferramentas ao seu dispor. Veja a seguir quais são os sistemas mais utilizados pelo mercado!

1. Google Data Studio

O Google Data Studio é uma solução gratuita que pode ser utilizada com uma conta do Google. Ele tem como diferencial se conectar às soluções da empresa (como o AdWords) para gerar relatórios. Para quem trabalha com a G Suite, essa pode ser uma ótima escolha.

2. BIRT

Com código aberto, o BIRT tem como diferencial ser totalmente personalizável. Para empresas que buscam soluções com alto nível de personalização e têm um time preparado para lidar com o código-fonte desse software, pode ser algo ideal — afinal, a companhia poderá realizar melhorias por conta própria e adaptar o sistema a qualquer demanda.

3. Microsoft Power BI

O Power BI, da Microsoft, utiliza todo o poder da Azure para entregar dados importantes em tempo real. Em cinco minutos o usuário consegue criar relatórios dinâmicos a partir de documentos do pacote Office ou redes sociais, como o Facebook.

Como implementar uma boa solução de BI?

Nos últimos anos, as empresas começaram a utilizar as informações que possuem como um ativo estratégico. A análise de dados causou uma revolução no ambiente corporativo, permitindo que negócios atendessem a um grande número de demandas com agilidade, precisão e segurança. Além disso, tornou-se mais fácil realizar investimentos seguros e confiáveis.

Mas, para que isso tudo dê certo, o investimento em soluções como as ferramentas de BI precisa ser bem estruturado. A companhia deve estar atenta às demandas de seus profissionais, as metas de médio e longo prazo e os problemas enfrentados diariamente. Além disso, as normas do setor em que o negócio atua precisam ser avaliadas para reduzir as chances de a empresa adquirir uma ferramenta que não seja adaptada (ou adaptável) para o cenário em que ela for utilizada.

Para contornar tais desafios, uma boa escolha é contar com o apoio de uma empresa especializada. Ela poderá guiar o negócio em todas as etapas do licenciamento e instalação de um software. Dessa forma, a companhia poderá utilizar as técnicas mais avançadas do mercado para migrar para um sistema e aproveitar todos os recursos das melhores ferramentas de BI existentes!

Gostou da nossa dica? Então curte a gente no Facebook e saiba dos conteúdos futuros do blog em primeira mão!