Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

10 sinais de que chegou a hora de investir em ERP

stress-and-cortisol.jpg

A integração tecnológica do negócio é uma solução perfeita para fazer com que as pessoas concentrem seus esforços nos resultados e deixem as atividades operacionais por conta de um sistema que padronize a entrada de informações e também processe com mais assertividade.

Mas qual é a hora certa de investir em um sistema integrado de gestão empresarial? A seguir, veja alguns sinais de que sua empresa deve investir em ERP:

1 – Número grande de planilhas para serem analisadas

Chega o final do mês e é preciso que várias equipes entreguem suas planilhas para que elas sejam unidas e confrontadas entre si. Isso dá um trabalho imenso para uma ou duas pessoas do administrativo.

Está na hora de unir todos esses dados num único sistema, que cruza em tempo real as informações e, ao final, gera diferentes relatórios para diferentes departamentos. Quando o financeiro for calcular o que o pessoal de compras movimentou, essas informações serão únicas e não haverá risco de erros.

2 – Muitos erros de estoque

Toda vez que é feito um inventário manual, as quantidades disponíveis não batem com o que está planilhado. Aí, começa a procura por onde foi que aconteceram os erros. Este é um clássico caso de confronto de planilhas, pois várias pessoas inserem informações e podem, perfeitamente, se perder no meio do caminho.

Com um ERP, as chances destes erros acontecerem diminui consideravelmente, pois sempre que um item sair, automaticamente é dada a baixa no estoque.

3 – Demonstrativos financeiros discrepantes

Na hora em que a equipe de finanças vai verificar a saúde financeira da empresa, sempre está faltando ou sobrando dinheiro? Isto significa que os relatórios não são fidedignos e que houve erro durante os lançamentos.

Com o ERP, toda a movimentação financeira é automatizada, ajudando inclusive a calcular impostos, contas a pagar e a receber, o que torna muito mais fácil gerir as finanças.

4 – Crescimento do negócio

Outro momento importante para considerar a aquisição de uma solução integrada é quando o negócio aumenta significativamente, com aquisição de nova filial ou por aumento das vendas. Será preciso controlar tudo mais de perto e tomar decisões muito mais rápidas e assertivas.

5 – Muita gente focada em um único processo

Você tem mais pessoas no backoffice do que em campo vendendo? Significa que muita gente está inserindo pedidos no sistema, processando o faturamento, gerando notas e emitindo a mercadoria. Então, está na hora de automatizar a parte burocrática do negócio e investir em mais profissionais para ir a campo e vender.

6 – Não há informações em tempo real

Se você precisa acionar vários departamentos para gerar relatórios e essas pessoas precisam de um tempo para entregar os dados, então está na hora de concentrar tudo num único sistema. Com poucos cliques, você terá as informações que precisa para tomar as decisões necessárias.

7 – Capacidade de planejamento reduzida

Quer prever vendas ou investimentos para os próximos seis meses e não sabe por onde começar? Não tem informações suficientes para comparar anos anteriores e nem projetar o futuro?

Este é também um sinal de que você precisa de um ERP. Com ele, além de arquivar informações estratégicas, você também pode fazer projeções com base no que está nos relatórios.

8 – Diferenças entre vendas e produção

Muitas vezes falta mercadoria para vender ou sobram itens que não vendem bem. Este também é um sintoma da falta de automatização do processo. Com um ERP, você vai planejar suas vendas e focar a capacidade produtiva na quantidade exata de mercadorias que os vendedores têm que vender. Ao chegar próximo do limite, você conseguirá visualizar o que falta e o que está sobrando para redirecionar os esforços.

9 – Duplicação de informações

Você quer saber quanto gastou com folha de pagamento e pode perguntar isso ao RH e também ao financeiro? A gente sabe que há muita gente guardando as mesmas informações quando há opções de quem pode nos fornecer os dados. O problema é que, muitas vezes, os relatórios dos dois departamentos não batem. Eis um sinal de que é preciso unificar tudo num só sistema.

10 – As pessoas estão reclamando do atual sistema

Os profissionais da sua empresa reclamam dos erros que o atual sistema comete? Elas já dão sinal de que seria interessante ter uma solução mais eficiente? Ouça quem está no dia a dia da operação, pois eles é que sabem como seu trabalho ficaria mais fácil e assertivo com um ERP moderno.

E então, você consegue reconhecer alguns destes sinais na sua empresa? Divida a sua experiência conosco nos comentários.