10 motivos para utilizar ERP em sua empresa

10 motivos pelos quais você não deve ignorar MRP na sua empresa
7 de janeiro de 2015
7 erros terríveis que você pode estar cometendo na gestão de vendas
9 de janeiro de 2015

Ao contrário das soluções pontuais que dependem de múltiplas bases de dados, soluções de ERP padronizam o uso de um aplicativo para gerenciar um negócio inteiro. Isto não só aumenta a eficiência, mas também diminui o custo total de propriedade, reduzindo assim os custos operacionais e melhorando a rentabilidade da empresa.

Para provar que um sistema integrado é fundamental para o seu negócio, veja alguns motivos para utilizar ERP em sua empresa:

1 – Escalabilidade

Um sistema ERP é facilmente escalável. Isso significa que a adição de novas funcionalidades para o sistema quando o negócio crescer é fácil. Isto pode significar um fácil gerenciamento de novos processos, departamentos e muito mais.

2 – Melhoria da comunicação

Grande parte da ineficiência no trabalho operacional decorre da comunicação inadequada. Com um sistema de ERP, esta possibilidade é eliminada, pois a empresa passa a seguir um sistema automatizado, permitindo que vários departamentos possam acessar as informações de forma integrada.

3 – Melhoria na qualidade dos dados

Em comparação com a manutenção de registos manuais ou outras abordagens tradicionais como planilhas de Excel, por exemplo, um sistema de ERP melhora a qualidade dos dados, melhorando os processos subjacentes. Como resultado, melhores decisões de negócios pode ser tomadas.

4 – Diminuição dos custos operacionais

Um sistema de ERP introduz inovações fundamentais na gestão dos recursos, o que elimina os atrasos e, assim, reduz o custo das operações. Por exemplo, o uso de dispositivos móveis (tablets, smartphones, etc) permite a coleta em tempo real de dados no chão de fábrica, oferecendo mais rapidez no processamento e, consequentemente, aumentando a produtividade com menor custo.

5 – Melhoria no relacionamento com o mercado

Um benefício direto de usar um bom sistema de ERP é a melhoria das relações com os clientes como resultado de melhores processos de negócio. Imagine que o cliente queira saber o andamento de seu pedido: em poucos cliques, um atendente consegue visualizar essa informação no sistema.

6 – Melhoria na inteligência de negócio

Ter dados de alta qualidade permite que sua empresa use o poder de ferramentas de análise inteligentes para chegar a melhores decisões de negócios. Muitos bons sistemas de ERP têm funcionalidades internas que permitem uma análise de dados mais fácil.

7 – Melhoria no acesso aos dados

Controlar o acesso de dados corretamente é sempre um desafio nas organizações. Com um sistema de ERP, este desafio é superado com o uso de gerenciamento avançado de usuário e controle de acesso.

8 – Melhoria na cadeia de suprimentos

Tendo o sistema ERP, é possível melhorar a gestão de compras, estoques, previsão de demandas, etc. Com isso, toda a cadeia de fornecimento se torna mais ágil e eficiente.

9 – Melhor adequação às exigências legais

Considerando a complexidade da legislação brasileira, especialmente quando se trata de tributação, uma solução de ERP pode ajudar muito na controladoria. É possível, por exemplo, parametrizar o sistema para fazer o recolhimento automático dos impostos tanto nas entradas quanto saídas.

10 – Diminuição da complexidade corporativa

Talvez o argumento mais convincente a favor de sistemas ERP é que eles reduzem a complexidade de um negócio e introduzem um sistema cuidadosamente concebido por workflows. Isto faz com que todos os esforços corporativos sejam orquestrados e geridos da maneira mais eficiente e produtiva.

E você, o que pensa a respeito dos motivos que citamos? Compartilhe as suas impressões conosco nos comentários.