Em um ambiente caracterizado pela competitividade, a automação ocupa papel de destaque no dia a dia das corporações. Mas muitas companhias ainda resistem à implantação do sistema SAP para organizar seus recursos administrativos. Na maioria das vezes, as objeções resultam de factóides que se transformaram em mitos.
Integrar processos significa ganhar agilidade, rapidez e eficiência. A solução da Uppertools coloca a empresa um passo adiante da concorrência. O sistema SAP atende a essas exigências com a expertise de um produto que está há 35 anos no mercado. Sua eficiência vem sendo testada diariamente por empresas em todos os continentes.
Mesmo assim, a solução ainda é vítima das lendas criadas em torno dela. Conheça alguns mitos sobre a tecnologia SAP.
10 mitos sobre o sistema SAP
Mito 1 – Produto para grandes empresas
As ferramentas de integração de processos deixaram de ser privilégio de grandes companhias há muito tempo. O sistema SAP supre as demandas que marcam o cotidiano administrativo de pequenas e médias empresas, que também buscam caminhos para obter maior eficiência.
Mito 2 – SAP tem implantação lenta
A implantação total do sistema SAP leva, no máximo, seis meses. Em termos de TI, esse é um prazo considerado normal. Este mito vem de um período em que a integração de processos ainda engatinhava e as ferramentas estavam nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Mito 3 – Ferramenta com custo elevado
Neste caso específico, um erro frequentemente cometido é analisar o sistema SAP levando em consideração apenas o seu preço. A ferramenta tem um grande potencial de geração de valor e de retorno. Sua implantação não representa despesa, mas sim investimento. A economia gerada com a redução de perdas, eliminação de retrabalho e melhoria global na eficiência dos processos paga o investimento em um curto espaço de tempo. Além disso, linhas especiais de crédito financiam o sistema SAP em até 36 meses.
Mito 4 – Sistema complexo
O software não é complexo no que diz respeito a sua utilização. Na verdade, ele tem a capacidade de atender às necessidades atuais da empresa, além de estar preparado para dar conta de atividades complexas no futuro.
Mito 5 – Tamanho único
O sistema SAP cobre mais de mil processos de negócio, nos mais diversos ramos de atividade empresarial. Seria pouco prático implantá-lo com todas as suas funcionalidades em companhias de perfis distintos. A ferramenta é plenamente ajustável à necessidade de cada cliente.
Mito 6 – SAP é inflexível
A própria história da ferramenta desmente este mito. Basta pesquisar. Dos primeiros 100 clientes que adotaram a tecnologia há 35 anos, 90 a mantêm até hoje. Que ferramenta inflexível conseguiria tal resultado?
Mito 7 – Isso pode esperar
Muitos gestores protelam a integração de processos. Eles argumentam que a implantação do sistema SAP pode esperar até a empresa crescer. Eis um grave equívoco de estratégia. Na verdade, a implantação do SAP vai acelerar o crescimento da empresa.
Mito 8 – Tecnologia é questão interna
O uso de um sistema moderno de integração não impacta apenas a empresa, mas também a relação com fornecedores, clientes e parceiros. Muitos deles já adotam funcionalidades via web, criando as condições para a integração.
Mito 9 – Manutenção difícil
O constante aprimoramento do sistema SAP simplificou as atividades de manutenção. Além disso, as demandas dos usuários orientam o contínuo desenvolvimento da ferramenta.
Mito 10 – Alto risco
“A implantação de um sistema de integração tem alto risco e pode fracassar.” Esta frase tem um fundo de verdade. No entanto, é importante ressaltar que o risco de fracasso está frequentemente associado a falhas de gerenciamento e não à implementação da ferramenta. Muitas vezes, a falta de definição do processo ou sua má definição por parte da empresa elevam as chances de fracasso.
E você, o que pensa a respeito do sistema SAP? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários.