Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Veja o que fazer para a sua empresa crescer em tempos de crise

Não é raro vermos em sites, jornais e programas de TV notícias relacionadas a crise econômica. Isso porque, nos dias de hoje, nosso país está revivendo o fantasma da inflação de dois dígitos, que está causando impactos diretos tanto nas taxas de juros como no preço do dólar. Este cenário não está ‘assombrando’ apenas a população, mas também todas as empresas, independentemente de seu porte ou setor.

E para sobreviverem a este cenário, seus gestores precisam fazer um bom gerenciamento e criar estratégias de negócios para que atinjam os objetivos planejados. Caso contrário, podem correr o risco de perderem vantagens competitivas e serem jogadas para fora do mercado. A seguir, preparamos algumas dicas que irão ajudá-lo a evitar que esses desdobramentos levem a situações de perigo real para o seu negócio. Acompanhe:

Controle receitas e despesas
Antes de começar a cortar gastos e buscar novas fontes de receita, o gestor precisa saber quais são seus gastos e quais são suas receitas. Embora simples, esta estratégia lhe permite controlar as contas a pagar, saber onde e quando investir os recursos financeiros da empresa e impedir que o fluxo de caixa fique negativo. O fluxo de caixa também é um instrumento indispensável na gestão financeira.

Isso porque ele orienta o responsável pelo setor financeiro sobre as entradas e saídas de caixa num determinado período de tempo, permitindo que saiba se a empresa está operando com ‘folga’ ou ‘aperto’ financeiro. Lembre-se de que, em momentos críticos, quitar as obrigações no prazo certo com os credores e fornecedores também é fundamental para manter a credibilidade da empresa, mesmo que para isso seja necessário fazer uma renegociação.

Identifique oportunidades de corte de gastos
Durante uma crise, muitos gestores acabam deixando custos que poderiam ser facilmente cortados ‘correndo soltos’, o que não é correto. Para manter a empresa em pleno funcionamento, é necessário avaliar as despesas para saber quais são os custos que mais comprometem o orçamento e verificar se há a possibilidade de otimiza-los. Dessa forma, a causa raiz dos problemas de custos acima da média poderá ser identificada e sanada.

Outras ações importantes, como incentivar os funcionários a não consumirem materiais além de suas necessidades e contatar fornecedores para adquirir insumos a um custo mais baixo, também são fundamentais para garantir a saúde financeira do negócio. Vale lembrar que muitas soluções tecnológicas hospedadas na nuvem (Cloud Computing) podem reduzir custos com o consumo de papéis, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente.

Fortaleça a comunicação interna
Um problema mais do que comum em grande parte das empresas é a dificuldade de comunicação entre os gestores e sua equipe. Mas seja falada, seja escrita, é a comunicação que garante o alinhamento necessário entre os colaboradores, cuidando para que todos estejam focados nos mesmos objetivos e desempenhando seus papéis de forma adequada para que a empresa aumente a produtividade e saia da crise ilesa.

Caso a comunicação interna não seja praticada, os funcionários perdem detalhes importantes da execução dos produtos ou serviços, o que comprometer o desempenho da equipe e aumentar o número de retrabalhos. Por isso, é importante que os responsáveis criem um ambiente harmônico, com troca contínua de ideias e feedbacks, para que assim os desafios impostos pelas barreiras comunicacionais sejam superados.

Foque na sua equipe
A crise deixa qualquer pessoa apreensiva. Nas empresas, os funcionários podem ficar preocupados com cortes, redução do número de projetos e clientes que podem cancelar o contrato. Para que eles não fiquem com os nervos à ‘flor da pele’, mantenha o foco nos recursos humanos, para que sua produtividade não seja comprometida. Além disso, auxilie na mediação de conflitos e na promoção de ações de engajamento para o time.

Procure manter a calma
Crises financeiras desestabilizam qualquer um, inclusive os gestores. Neste cenário, o mais importante é manter a calma, explorar o potencial da equipe e focar naquilo que é realmente importante para a empresa, para que assim as metas planejadas sejam alcançadas. Mas faça isso sem pressionar os funcionários para realizarem horas extras, trabalharem aos finais de semana ou perder as férias. Os recursos humanos precisam de descanso e qualidade de vida para trabalharem com vontade e gerarem resultados cada vez mais efetivos.

Invista em um software de gestão empresarial
Nos dias de hoje, qualquer negócio que deseje manter vantagens competitivas precisa gerenciar adequadamente seus dados, recursos e procedimentos. Uma das melhores maneiras para isso é investir em um ERP (software de gestão empresarial), já que ele auxilia no controle financeiro e na organização do fluxo de caixa da empresa. Além disso, ele otimiza o trabalho da equipe, monitora gastos e realiza muitas outras funções por um preço bastante acessível, o que é imprescindível para a organização crescer mesmo em épocas de crise.

E você, o que está fazendo para gerenciar sua empresa durante este período de crise? Já adotou um ERP para que erga deste cenário ainda mais fortalecida? Conte para a gente nos comentários abaixo!